JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868 |
Resumo: | Com o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos. |
id |
UFSC_14d6a27ffaee83116767b8173e9603fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201868 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPECom o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:14:10Z2019-11-26T14:14:10Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOSARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DECAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZAARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSMARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHASILVA, BRUNA CARVALHO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:14:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:14:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
title |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
spellingShingle |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS |
title_short |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
title_full |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
title_fullStr |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
title_full_unstemmed |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
title_sort |
JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE |
author |
PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS |
author_facet |
PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA SILVA, BRUNA CARVALHO DA |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA SILVA, BRUNA CARVALHO DA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA SILVA, BRUNA CARVALHO DA |
description |
Com o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:14:10Z 2019-11-26T14:14:10Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652066641412096 |