JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE, CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA, ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS, MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA, SILVA, BRUNA CARVALHO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868
Resumo: Com o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos.
id UFSC_14d6a27ffaee83116767b8173e9603fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201868
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPECom o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:14:10Z2019-11-26T14:14:10Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOSARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DECAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZAARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSMARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHASILVA, BRUNA CARVALHO DAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:14:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:14:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
title JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
spellingShingle JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS
title_short JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
title_full JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
title_fullStr JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
title_full_unstemmed JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
title_sort JOGO DIDÁTICO – APLICANDO CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE
author PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS
author_facet PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS
ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE
CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA
SILVA, BRUNA CARVALHO DA
author_role author
author2 ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE
CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA
SILVA, BRUNA CARVALHO DA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTAROLO, MARIANNA CRUZ CAMPOS
ARAÚJO, YARA PATRÍCIA GINANE DE
CAVALCANTE, LUIZA LORENA DE SOUZA
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
MARIZ, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA
SILVA, BRUNA CARVALHO DA
description Com o objetivo de formar profissionais habilitados e com as competências esperadas pelo mercado de trabalho, o presente artigo discute, na perspectiva dos alunos, a aplicação de uma simulação, um jogo didático com fins de aprendizagem. Para tanto, este artigo é um estudo de caso exploratório, de natureza aplicada com abordagem combinada e utiliza o questionário como técnica de coleta de dados. A proposta da metodologia é introduzir sucintamente os conceitos de sistemas de produção puxado, empurrado e kanban, simular o processo de fabricação de canetas e estimular o pensamento crítico dos alunos, trabalho em equipe, agilidade de tomada de decisão, raciocínio lógico, liderança etc. Os resultados demonstram, de forma global, a avaliação positiva da aplicação da metodologia confirmando, com respostas positivas, os questionamentos da proposta. As dimensões de competências técnicas não obtiveram respostas positivas, em razão de ser o primeiro contato dos alunos com o assunto em 78,57% dos casos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:14:10Z
2019-11-26T14:14:10Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652066641412096