Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi Filho, Arlindo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83173
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_154f59788f73cb43a8fceb8a41a63366
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83173
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadoresInformaticaCiência da computaçãoMatematicaEstudo e ensino (Segundo grau)Pratica de ensinoEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.O presente trabalho foi realizado na perspectiva de compreender o porque da resistência frente à aceitação de computadores na prática pedagógica, em especial, na disciplina de matemática, no ensino médio nas escolas da cidade de Lages. Para compreender tal recusa, realizamos uma investigação na rede estadual e privada de ensino. Como instrumento, utilizamos questionário com professores da disciplina de matemática. Observa-se que a sociedade em geral beneficia-se de todo esse progresso da tecnologia, tanto do lado profissional quanto no lazer. Mas não se pode esquecer que, juntamente com todas as facilidades que a tecnologia nos oferece, vem a necessidade de uma pronta adaptação do homem às novas formas de relacionamento que surgem, bem como às necessárias e significativas mudanças de seus valores. Assim, a informatização é inevitável e não se pode mais ignorar a existência do computador, então não se deve fugir ao desafio de introduzir, com responsabilidade, o computador nas atividades de matemática.Florianópolis, SCMaia, Luiz Fernando JacinthoUniversidade Federal de Santa CatarinaBampi Filho, Arlindo2012-10-19T21:35:03Z2012-10-19T21:35:03Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, [73] f.| grafs.application/pdf184681http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83173porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T04:02:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83173Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T04:02:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
title Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
spellingShingle Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
Bampi Filho, Arlindo
Informatica
Ciência da computação
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
title_short Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
title_full Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
title_fullStr Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
title_sort Uma reflexão sobre a prática dos professores de matemática das escolas do ensino médio de Lages (SC) em relação à utilização de computadores
author Bampi Filho, Arlindo
author_facet Bampi Filho, Arlindo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Luiz Fernando Jacintho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi Filho, Arlindo
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
topic Informatica
Ciência da computação
Matematica
Estudo e ensino (Segundo grau)
Pratica de ensino
Ensino auxiliado por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T21:35:03Z
2012-10-19T21:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 184681
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83173
identifier_str_mv 184681
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, [73] f.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078342471680