Diversão nos videogames: perfis de usuários de jogos eletrônicos
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95423 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2011 |
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Universidade Federal de Santa CatarinaAlbuquerque, Rafael Marques deFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-26T01:26:00Z2012-10-26T01:26:00Z20112011293488http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95423Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2011Os jogos eletrônicos surgiram na segunda metade do século XX e ainda levantam questionamentos sobre seu funcionamento e sobre suas potencialidades. Este trabalho tem o objetivo de aprofundar a compreensão do fenômeno da diversão nos jogos eletrônicos. Para isto utiliza das respostas de questionários para dividir jogadores de jogos eletrônicos em perfis de usuário, baseando-se nos fatores que os mesmos respondem que consideram mais divertidos. Para a formulação do questionário foi feita uma revisão de fatores de diversão em algumas áreas do conhecimento, e criada uma lista de vinte e sete fatores de diversão utilizada no trabalho, organizados baseando-se em oposições entre conceitos e divididos em quadrantes. O questionário foi aplicado em duas escolas e uma universidade totalizando 636 respondentes. Os dados obtidos foram utilizados para dividir os usuários em oito perfis através da técnica de análise de agrupamentos (clusters), estes perfis de usuário apelidados como competitivos entusiastas, competitivos egoístas, competitivas superadoras, superadores amigáveis, imersivas na beleza, escapistas egoístas, distraídas desinteressadas e desistentes. Alguns métodos estatísticos foram utilizados para entendermos mais sobre o os elementos que podem compor a experiência da diversão. O método de análise fatorial permitiu aglomerar os vinte e sete itens do questionário em seis dimensões distintas, revelando quais fatores estão mais correlacionados conforme os respondentes, sendo elas: destaque, imersão, amor, grotesco, crescimento e decoração.166 p.| grafs.porFlorianópolis, SCDesenho graficoDiversõesConsumidoresAvaliaçãoJogos eletronicosMotivação (Psicologia)Diversão nos videogames: perfis de usuários de jogos eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL293488.pdfapplication/pdf1767325https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95423/1/293488.pdfcbee9de5272e8dbfbcc987d6ab28f774MD51TEXT293488.pdf.txt293488.pdf.txtExtracted Texttext/plain249749https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95423/2/293488.pdf.txt089176e42bfecb794523ace9683c6566MD52THUMBNAIL293488.pdf.jpg293488.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95423/3/293488.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/954232013-05-01 20:56:50.681oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T23:56:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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