Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6383 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
id |
UNB-2_a5d6f6087ceaf053ea1c5985c62beb2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6383 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, João Henrique Silva deBelga, Eduardo LustosaLIMA, João Henrique Silva de. Arte e interatividade: a produção visual nos jogos digitais. 2013. 46 f. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6383Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.Neste projeto serão abordadas questões ligadas a fundamentos da visualidade presentes nos jogos eletrônicos: como se configura essa relação, como isso pode ser percebido pelos jogadores e como se dá a importância da produção visual nessa forma específica de mídia. O objetivo da produção deste projeto é elaborar concept arts de personagens, cenários, figurino, armas para um possível jogo ficcional, como uma pré visualização dos conceitos visuais que estarão presentes no almejado jogo. Faço, em seguida, uma breve análise de como os jogos se configuram como sendo uma forma de expressão particular e de que modo isso afeta os observadores visualmente, como essa visualidade implica em fatores como diversão, entretenimento, imersão, narrativa, fatores esses tão íntimos dessa forma de produção. Ao mesmo tempo, em paralelo com a pesquisa, serão produzidos desenhos para um possível jogo, com a intenção de expor e exemplificar certos aspectos da produção para o desenvolvimento visual nessa mídia eletrônica.Submitted by Letícia Gomes T. da Silva (leticiagomes.silva.07@gmail.com) on 2013-10-21T12:25:04Z No. of bitstreams: 1 2013_JoãoHenriqueSilvadeLima.pdf: 5978547 bytes, checksum: 8f0ec0dbe4de56770049d8743f267186 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-10-22T13:40:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JoãoHenriqueSilvadeLima.pdf: 5978547 bytes, checksum: 8f0ec0dbe4de56770049d8743f267186 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-22T13:40:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_JoãoHenriqueSilvadeLima.pdf: 5978547 bytes, checksum: 8f0ec0dbe4de56770049d8743f267186 (MD5)DesenhoArtes gráficasJogos eletrônicosArte e interatividade : a produção visual nos jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-10-22T13:40:05Z2013-10-22T13:40:05Z2013-10-22T13:40:05Z2013-03-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_JoãoHenriqueSilvadeLima.pdf2013_JoãoHenriqueSilvadeLima.pdfapplication/pdf5978547http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/1/2013_Jo%C3%A3oHenriqueSilvadeLima.pdf8f0ec0dbe4de56770049d8743f267186MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/5/license.txt3081d899f9968682f9c71d28837cc32bMD5510483/63832016-04-27 09:50:27.564oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-27T12:50:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
title |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
spellingShingle |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais Lima, João Henrique Silva de Desenho Artes gráficas Jogos eletrônicos |
title_short |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
title_full |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
title_fullStr |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
title_sort |
Arte e interatividade : a produção visual nos jogos digitais |
author |
Lima, João Henrique Silva de |
author_facet |
Lima, João Henrique Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, João Henrique Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Belga, Eduardo Lustosa |
contributor_str_mv |
Belga, Eduardo Lustosa |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Desenho Artes gráficas Jogos eletrônicos |
topic |
Desenho Artes gráficas Jogos eletrônicos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-22T13:40:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-22T13:40:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-22T13:40:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, João Henrique Silva de. Arte e interatividade: a produção visual nos jogos digitais. 2013. 46 f. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6383 |
identifier_str_mv |
LIMA, João Henrique Silva de. Arte e interatividade: a produção visual nos jogos digitais. 2013. 46 f. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/1/2013_Jo%C3%A3oHenriqueSilvadeLima.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6383/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f0ec0dbe4de56770049d8743f267186 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 3081d899f9968682f9c71d28837cc32b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907794760302592 |