O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raphael Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107392
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_15883e7cc308235c0af933f5a7ea0c1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107392
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Raphael RodriguesMarques, Carlos Alberto2013-12-05T23:59:49Z2013-12-05T23:59:49Z2013319560https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107392Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com sujeitos-alunos do Ensino Médio - EM da Educação de Jovens e Adultos ? EJA, na disciplina de Química do Serviço Social do Comércio ? SESC de Florianópolis, no qual o problema de pesquisa foi: em qual dimensão a apropriação e significação do conhecimento científico pelo aluno-EJA favorece a sua constituição enquanto sujeito crítico?. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a natureza de tais processos, acompanhando alunos da disciplina de Química na EJA Ensino Médio ao longo de um ano. Além desse acompanhamento, foram aplicadas três entrevistas a quatro alunos voluntários: uma no inicio do curso, outra ao final do primeiro semestre e a terceira ao final do segundo semestre. Os procedimentos metodológicos basearam-se no estudo de caso comparativo de Glaser (1967) e da Analise Textual e Discursiva ? ATD. Os resultados apontaram que três alunos começaram o curso da EJA com um posicionamento totalmente acrítico, tanto na dimensão ontológica quanto na dimensão epistemológica. No entanto, um aluno, que já havia concluído o EM, começou o curso com certo nível de criticidade. A pesquisa discutiu elementos relacionados à Alfabetização Química ? AQ desses alunos e os resultados apontam que eles estão em processo de formação ontológica e epistemológica, de modo que a AQ é uma ferramenta potencializadora desse processo. Sinalizando limitações após um ano de escolarização, na EJA-SESC, chega-se à conclusão de que o existe um processo de AQ, mas que este é insuficiente, pois, mesmo ao final de um ano de estudos na disciplina de Química tivemos um aluno acrítico de quatro analisados. <br>147 p.| il., grafs.porEducação científica e tecnológicaEducação de adultosFlorianópolis (SC)ConhecimentoAlfabetizaçãoFlorianópolis (SC)QuimicaEstudo e ensinoFlorianópolis (SC)OntologiaO papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL319560.pdfapplication/pdf907933https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107392/1/319560.pdfc5a2d43258b9bf6db7b45807e64dd4f9MD51TEXT319560.pdf.txt319560.pdf.txtExtracted texttext/plain253701https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107392/2/319560.pdf.txt9e5bac972b226545e3e64b285c339ec6MD52123456789/1073922014-01-19 00:24:40.344oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107392Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:24:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
title O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
spellingShingle O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
Costa, Raphael Rodrigues
Educação científica e tecnológica
Educação de adultos
Florianópolis (SC)
Conhecimento
Alfabetização
Florianópolis (SC)
Quimica
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Ontologia
title_short O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
title_full O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
title_fullStr O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
title_sort O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos
author Costa, Raphael Rodrigues
author_facet Costa, Raphael Rodrigues
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raphael Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
contributor_str_mv Marques, Carlos Alberto
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Educação de adultos
Florianópolis (SC)
Conhecimento
Alfabetização
Florianópolis (SC)
Quimica
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Ontologia
topic Educação científica e tecnológica
Educação de adultos
Florianópolis (SC)
Conhecimento
Alfabetização
Florianópolis (SC)
Quimica
Estudo e ensino
Florianópolis (SC)
Ontologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-05T23:59:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-05T23:59:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107392
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 319560
identifier_str_mv 319560
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| il., grafs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107392/1/319560.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107392/2/319560.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5a2d43258b9bf6db7b45807e64dd4f9
9e5bac972b226545e3e64b285c339ec6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804962817343488