Letramentos de adultos em processo de alfabetização: reflexos da escolarização nas práticas de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Paula Alves de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100805
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012
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spelling Letramentos de adultos em processo de alfabetização: reflexos da escolarização nas práticas de leituraEducaçãoLeitura (Educação de adultos)Florianópolis (SC)Educação de adultosFlorianópolis (SC)Florianópolis (SC)LetramentoAlfabetização de adultosFlorianópolis (SC)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012Esta tese teve por objetivo geral investigar as relações entre as práticas de leitura de quatro adultos que frequentaram classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Prefeitura Municipal de Florianópolis, entre os anos de 2007 a 2011, em distintas esferas sociais que participavam e aquelas trabalhadas na esfera escolar, nesse período. Foi, portanto, desenvolvida uma pesquisa longitudinal (2007 a 2011), qualitativa, por meio de quatro estudos de casos (LAHIRE, 2004). Os dados foram gerados por meio de entrevistas, observações, registros no diário de campo, análise dos cadernos escolares dessas pessoas, do período que permaneceram na EJA, dos cadernos de anotações do que liam e fotografias dos materiais para ler, para se conhecerem os eventos de leitura desenvolvidos pelos sujeitos, compreendê-los e torná-los visíveis, com vistas à consecução do objetivo desta tese. A pesquisa foi realizada para além da instituição escolar, pois as práticas de leitura investigadas se deram em distintas esferas sociais. Essas esferas de realização das entrevistas foram diferentes para cada participante e variaram conforme suas trajetórias subjetivas de inserção na cultura escrita. A investigação teve por fundamentação teórica a perspectiva sócio-histórica e cultural de letramento, ancorada na abordagem dialógica da linguagem, na perspectiva de Bakhtin e seu Círculo; as pesquisas do movimento denominado Novos Estudos do Letramento (BARTON, 1994; GEE, 2004; STREET, 1984, 1995, 2003a, 2003b); a abordagem dos estudos culturais (BAUMAN, 2005; HALL, 2009; SILVA, T., 2009) e os estudos sobre as práticas de leitura de adultos em processo de alfabetização, ressaltadas pelos teóricos como sendo plurais (ABREU, 2001, 2010; GALVÃO; BATISTA, 2005; KALMAN, 2003, 2004a; KLEIMAN, 2004, 2010; LAHIRE, 2002, 2004, 2005, 2006; VÓVIO, 2007a). Os dados de cada sujeito foram organizados em três grandes eixos de discussão: Identidade de Leitor, Práticas e Eventos de Leitura em Diferentes Esferas Sociais e Produções Escritas sobre a Leitura. As análises realizadas evidenciaram a complexidade das híbridas leituras dos adultos em processo de alfabetização e aquelas leituras relacionadas à esfera escolar apresentaram-se correlacionadas às das demais esferas sociais, uma vez que se mostraram inter-relacionadas no processo de constituição desses sujeitos como leitores. A formação de leitores é desenvolvida no decorrer da vida das pessoas e modifica-se constantemente a partir das relações sociais estabelecidas, nas quais participam diferentes vozes. Conhecer a multiplicidade de letramentos singulares de adultos em processo de alfabetização possibilitou, dentre outros resultados, dar visibilidade a eventos de leitura por vezes não reconhecidos pela cultura hegemônica. Revelou-se a importância da EJA ao possibilitar a disponibilidade, o acesso e a apropriação de diversificadas práticas de leitura, em virtude da desigualdade de disponibilidade de bens culturais que ocorre na sociedade em que vivemos. Buscou-se, então, contribuir com a ampliação dos estudos na área da Educação de Jovens e Adultos, possibilitar discussões sobre estereótipos atribuídos às pessoas pouco escolarizadas e aprofundar reflexões sobre as práticas de leitura de adultos que participam da EJA, visando a um processo de ensino e aprendizagem que dê conta de ensinar as pessoas a ler e escrever com autonomia.<br>Abstract : This thesis aimed at investigating the relationship between the reading practices of four adults who attended the literacy class EJA (Youth and Adult Education) in the city of Florianópolis, from 2007 to 2011. We analyzed the reading practices in its social context and also those which were worked at the school during this period. A longitudinal and qualitative research (2007 to 2011) through four case studies (LAHIRE, 2004) was developed. Therefore, different instruments to generate data SUCH AS interviews, observations, records in the field diary, and notebook analysis remained in EJA during the period. They used notebooks to write down what they read, and photographs from reading material were used to find out the events of reading developed by the subjects, understanding them and making them visible, in order to achieve the objective of this thesis. The survey was conducted beyond the school, because the reading practices investigated were held in different social spheres. The spheres of the interviews were different for each participant and varied according to their subjective trajectories of insertion in the written culture. The theoretical investigation was based on the socio-historical and cultural approach in literacy, anchored in the dialogical approach of language from the perspective of Bakhtin and his Circle; the research movement called New Literacy Studies (BARTON, 1994; GEE, 2004; STREET, 1984, 1995, 2003a, 2003b), the approach of cultural studies (BAUMAN, 2005; HALL, 2009; SILVA, T., 2009) and studies on the reading practices of adults in literacy process, highlighted by theorists like being plural (ABREU, 2001, 2010; GALVÃO; BATISTA, 2005; KALMAN, 2003, 2004a; KLEIMAN, 2004, 2010; LAHIRE, 2002, 2004, 2005, 2006; VÓVIO, 2007a). Data from each subject were organized into three main areas of discussion: Identity Reader, Reading Practices and Events in Different Social Spheres and Writing Productions about Reading. The analysis showed the complexity of the hybrid readings of adults in the literacy process and the readings related to school appeared to be related to the other social spheres. These hybrid readings presented a correlation with the other areas of society in the process of formation of such subjects as readers. The formation of readers is developed in the course of people#s lives and changes constantly on the basis of the social relations in which different social voices participate. Finding the multiple literacies of the natural adult literacy process allowed, among other results, giving visibility to reading events sometimes not recognized by the hegemonic culture. The worked proved the importance of adult education enabling the availability, access and ownership of diverse reading practices due to the unequal distribution of cultural goods in our society .We tried to contribute to the expansion of studies in education of youth and adults, provoking discussions about stereotypes assigned to people with little education and deepen reflections on the reading practices of adults participating in adult education, aiming at a teaching and learning process that is able to teach people how to read and write with autonomy.Pelandré, Nilcéa LemosUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Paula Alves de2013-06-25T22:49:21Z2013-06-25T22:49:21Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 p.| il.application/pdf315049http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100805porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T22:49:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100805Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T22:49:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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