CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAES
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136047
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar se as universidades federais brasileiras presentes no Estado de Pernambuco conseguiram realizar um trabalho de gestão de pessoas eficaz o suficiente para moldar suas culturas organizacionais às determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em novembro de 2011. Para tanto, nos pautamos na percepção de servidores ligados a seus Serviços de Informações ao Cidadão (SIC). Concebemos a LAI como elemento desencadeador de um contexto de mudança. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, usando procedimento específico para coleta de dados, com análise descritiva dos dados qualitativos. Os resultados revelaram que as organizações em questão ainda não conseguiram adaptar suas culturas ao contexto de mudança originado pela LAI, embora os respondentes tenham sinalizado uma baixa resistência dos demais servidores das universidades às atividades dos SIC e tenham percebido a implementação de algumas iniciativas por parte das organizações, no que se trata do esforço para se adequarem às exigências dessa nova conjuntura.
id UFSC_158e447ff093b344ac8cfee4583708a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136047
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.O objetivo deste artigo é identificar se as universidades federais brasileiras presentes no Estado de Pernambuco conseguiram realizar um trabalho de gestão de pessoas eficaz o suficiente para moldar suas culturas organizacionais às determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em novembro de 2011. Para tanto, nos pautamos na percepção de servidores ligados a seus Serviços de Informações ao Cidadão (SIC). Concebemos a LAI como elemento desencadeador de um contexto de mudança. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, usando procedimento específico para coleta de dados, com análise descritiva dos dados qualitativos. Os resultados revelaram que as organizações em questão ainda não conseguiram adaptar suas culturas ao contexto de mudança originado pela LAI, embora os respondentes tenham sinalizado uma baixa resistência dos demais servidores das universidades às atividades dos SIC e tenham percebido a implementação de algumas iniciativas por parte das organizações, no que se trata do esforço para se adequarem às exigências dessa nova conjuntura.INPEAU/UFSC2015-11-03T12:34:17Z2015-11-03T12:34:17Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136047CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T12:34:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136047Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T12:34:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
title CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
spellingShingle CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAES
title_short CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
title_full CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
title_fullStr CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
title_full_unstemmed CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
title_sort CULTURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E DESAFIOS À GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DE MUDANÇA GERADO PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: A OPINIÃO DE MEMBROS DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO.
author CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAES
author_facet CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, GONÇALO ERNESTO JOSÉ DE MORAES
description O objetivo deste artigo é identificar se as universidades federais brasileiras presentes no Estado de Pernambuco conseguiram realizar um trabalho de gestão de pessoas eficaz o suficiente para moldar suas culturas organizacionais às determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em novembro de 2011. Para tanto, nos pautamos na percepção de servidores ligados a seus Serviços de Informações ao Cidadão (SIC). Concebemos a LAI como elemento desencadeador de um contexto de mudança. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, usando procedimento específico para coleta de dados, com análise descritiva dos dados qualitativos. Os resultados revelaram que as organizações em questão ainda não conseguiram adaptar suas culturas ao contexto de mudança originado pela LAI, embora os respondentes tenham sinalizado uma baixa resistência dos demais servidores das universidades às atividades dos SIC e tenham percebido a implementação de algumas iniciativas por parte das organizações, no que se trata do esforço para se adequarem às exigências dessa nova conjuntura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T12:34:17Z
2015-11-03T12:34:17Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136047
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651901211770880