Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857 |
Resumo: | Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor |
id |
UFF-2_178ef44323177bf273fbfce33970c38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9857 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médioSociologia escolarLicenciaturaJovem-alunoFormação inicialEstágio supervisionadoSociologia escolarEstágio curricularFormação docenteLicenciaturaCiências sociaisEste trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professorTeixeira, Rosana da CâmaraQueiroz, Paulo Pires deCruvello, ElisabeteTorres, Fernando da Silva2019-06-06T19:20:49Z2019-06-06T19:20:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9857Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T13:59:59Zoai:app.uff.br:1/9857Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:56.995864Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
title |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
spellingShingle |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio Torres, Fernando da Silva Sociologia escolar Licenciatura Jovem-aluno Formação inicial Estágio supervisionado Sociologia escolar Estágio curricular Formação docente Licenciatura Ciências sociais |
title_short |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
title_full |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
title_fullStr |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
title_sort |
Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio |
author |
Torres, Fernando da Silva |
author_facet |
Torres, Fernando da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Rosana da Câmara Queiroz, Paulo Pires de Cruvello, Elisabete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Fernando da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia escolar Licenciatura Jovem-aluno Formação inicial Estágio supervisionado Sociologia escolar Estágio curricular Formação docente Licenciatura Ciências sociais |
topic |
Sociologia escolar Licenciatura Jovem-aluno Formação inicial Estágio supervisionado Sociologia escolar Estágio curricular Formação docente Licenciatura Ciências sociais |
description |
Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-06T19:20:49Z 2019-06-06T19:20:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823678356193280 |