Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Fernando da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857
Resumo: Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor
id UFF-2_178ef44323177bf273fbfce33970c38b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9857
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médioSociologia escolarLicenciaturaJovem-alunoFormação inicialEstágio supervisionadoSociologia escolarEstágio curricularFormação docenteLicenciaturaCiências sociaisEste trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professorTeixeira, Rosana da CâmaraQueiroz, Paulo Pires deCruvello, ElisabeteTorres, Fernando da Silva2019-06-06T19:20:49Z2019-06-06T19:20:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9857Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T13:59:59Zoai:app.uff.br:1/9857Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:56.995864Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
title Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
spellingShingle Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
Torres, Fernando da Silva
Sociologia escolar
Licenciatura
Jovem-aluno
Formação inicial
Estágio supervisionado
Sociologia escolar
Estágio curricular
Formação docente
Licenciatura
Ciências sociais
title_short Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
title_full Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
title_fullStr Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
title_full_unstemmed Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
title_sort Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio
author Torres, Fernando da Silva
author_facet Torres, Fernando da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rosana da Câmara
Queiroz, Paulo Pires de
Cruvello, Elisabete
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Fernando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia escolar
Licenciatura
Jovem-aluno
Formação inicial
Estágio supervisionado
Sociologia escolar
Estágio curricular
Formação docente
Licenciatura
Ciências sociais
topic Sociologia escolar
Licenciatura
Jovem-aluno
Formação inicial
Estágio supervisionado
Sociologia escolar
Estágio curricular
Formação docente
Licenciatura
Ciências sociais
description Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-06T19:20:49Z
2019-06-06T19:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678356193280