A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Cristiano de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nakayama, Marina Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816
Resumo: A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior.
id UFSC_15b75c98b74c5fa485da5fd3c1dcfe53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131816
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADAEducação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão.A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior.INPEAU2015-04-08T13:05:15Z2015-04-08T13:05:15Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816Oliveira, Paulo Cristiano deNakayama, Marina Keikoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T13:05:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131816Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T13:05:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
title A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
spellingShingle A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
Oliveira, Paulo Cristiano de
Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão.
title_short A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
title_full A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
title_fullStr A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
title_full_unstemmed A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
title_sort A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
author Oliveira, Paulo Cristiano de
author_facet Oliveira, Paulo Cristiano de
Nakayama, Marina Keiko
author_role author
author2 Nakayama, Marina Keiko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Cristiano de
Nakayama, Marina Keiko
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão.
topic Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão.
description A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-08T13:05:15Z
2015-04-08T13:05:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968214728704