A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816 |
Resumo: | A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior. |
id |
UFSC_15b75c98b74c5fa485da5fd3c1dcfe53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131816 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADAEducação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão.A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior.INPEAU2015-04-08T13:05:15Z2015-04-08T13:05:15Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816Oliveira, Paulo Cristiano deNakayama, Marina Keikoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T13:05:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131816Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T13:05:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
title |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
spellingShingle |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA Oliveira, Paulo Cristiano de Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão. |
title_short |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
title_full |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
title_fullStr |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
title_sort |
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO A SER EXPLORADA |
author |
Oliveira, Paulo Cristiano de |
author_facet |
Oliveira, Paulo Cristiano de Nakayama, Marina Keiko |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Marina Keiko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Cristiano de Nakayama, Marina Keiko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão. |
topic |
Educação a distância, tecnologia da informação, gestão, ensino superior, tomada de decisão. |
description |
A expansão da Educação a Distância (EaD), especialmente no ensino superior, vem se consolidando no contexto brasileiro. A Tecnologia da Informação (TI), por sua vez, tem oferecido suporte às atividades e disponibilizado ferramentas à modalidade. Com crescimento e intensificação de atividades em EaD nas instituições de ensino superior, os gestores necessitam tomar decisões para direcionamento operacional, tático e estratégico. Entretanto, a gestão da EaD tem enfrentado inúmeros desafios, como compatibilizar a aderência aos instrumentos de regulação e avaliação da modalidade, com o alcance de resultados administrativo-pedagógicos efetivos e sustentáveis, no longo prazo. O método da pesquisa bibliográfica permitiu que o objetivo deste artigo fosse atingido, ou seja, promover uma reflexão sobre a relação entre a gestão da EaD e a TI. Ao final, indaga-se sobre aspectos que precisariam ser considerados para que esta relação pudesse ser mais bem desenvolvida pelos gestores, educadores e pesquisadores no contexto do ensino superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-08T13:05:15Z 2015-04-08T13:05:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968214728704 |