O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1528
Resumo: A utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University.
id RCAP_cab81d0b0ee8269b339101330f2c37a5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDAEnsino à distânciaEnsino assistido por computadorTomada de decisãoTecnologia da informaçãoInternetA utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:42:40Z2001-01-01T00:00:00Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1528porLeal, António Carlos Vasconcelos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:31Zoai:ria.ua.pt:10773/1528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:10.655717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
title O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
spellingShingle O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
Ensino à distância
Ensino assistido por computador
Tomada de decisão
Tecnologia da informação
Internet
title_short O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
title_full O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
title_fullStr O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
title_full_unstemmed O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
title_sort O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
author Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
author_facet Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, António Carlos Vasconcelos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Ensino assistido por computador
Tomada de decisão
Tecnologia da informação
Internet
topic Ensino à distância
Ensino assistido por computador
Tomada de decisão
Tecnologia da informação
Internet
description A utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
2001
2011-04-19T13:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1528
url http://hdl.handle.net/10773/1528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137451477827584