O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1528 |
Resumo: | A utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University. |
id |
RCAP_cab81d0b0ee8269b339101330f2c37a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDAEnsino à distânciaEnsino assistido por computadorTomada de decisãoTecnologia da informaçãoInternetA utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:42:40Z2001-01-01T00:00:00Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1528porLeal, António Carlos Vasconcelos Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:31Zoai:ria.ua.pt:10773/1528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:10.655717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
title |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
spellingShingle |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA Leal, António Carlos Vasconcelos Silva Ensino à distância Ensino assistido por computador Tomada de decisão Tecnologia da informação Internet |
title_short |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
title_full |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
title_fullStr |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
title_full_unstemmed |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
title_sort |
O impacto da introdução de ferramentas de ensino à distância em ambiente de ensino universitário - o caso da disciplina de PEDA |
author |
Leal, António Carlos Vasconcelos Silva |
author_facet |
Leal, António Carlos Vasconcelos Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, António Carlos Vasconcelos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Ensino assistido por computador Tomada de decisão Tecnologia da informação Internet |
topic |
Ensino à distância Ensino assistido por computador Tomada de decisão Tecnologia da informação Internet |
description |
A utilização dos computadores e a sua mediação nos processos de comunicação, introduziram novos modelos de formação para os estudantes, permitindo estimular a interacção e a pesquisa, providenciando os meios para estabelecer uma sala de aula virtual, acessível aos participantes separados fisicamente e/ou temporalmente. Entre vários exemplos, alguns dos que se apresentam com mais potencialidades são os oferecidos pelas universidades, tanto no seu interior (campus) através da Intranet - electronic campus - como também por acesso do exterior através da Internet - on-line ou offline courses. Esta dissertação pretende dar um contributo para um conhecimento mais amplo sobre o tema, partindo duma revisão de literatura sobre as várias situações que se põem com a introdução de um novo modelo de ensino numa instituição, desde os comportamentos dos actores e importância da informação até aos tipos de modelos utilizados no ensino a distância. Foca-se igualmente o contributo das teorias de ensino para o seu desenvolvimento, passando pelo enquadramento histórico, nacional e internacional, assim como processos e meios técnicos mais utilizados. Também porque o sucesso de um novo modelo necessita ser avaliado, apresenta-se um conjunto de informações recolhidas dos intervenientes neste processo de ensino/aprendizagem e respectivas conclusões, num caso concreto da utilização do ensino a distância numa disciplina – PEDA - que também é leccionada presencialmente na Universidade de Aveiro. ABSTRACT: The use of computers and their mediation in the communication process introduced new training methods for students, thus enabling deeper interaction and research and providing the means to create a virtual classroom easily accessible to participants physically and/or timely separated. Among the various examples provided, some with the most potential are the ones supplied by Universities, either in their campus through the Intranet—electronic campus—or from external sources through the Internet—on-line or off-line courses. This dissertation aims at contributing to a wider knowledge on this topic, beginning with a related literature revision on the various scenarios brought about by the introduction of a new teaching model in a certain institution, from the participants ' reactions and how relevant the provided information is, to the model patterns used in distance learning. Also the contribution of teaching theories for its implementation is referred to, both in the historical context, national and international, and the technical processes and means most widely used. Furthermore, and because the success of a new model must be assessed, a series of information collected from the participants in this teaching/learning process and the respective conclusions are presented in an actual situation of the use of distance learning in a course called PEDA, which is also taught to students present in the classroom in the Aveiro University. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z 2001 2011-04-19T13:42:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1528 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137451477827584 |