Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Tatiana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96353
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
id UFSC_15bb56fc8e91c5584b79c74c5f482f63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96353
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SCBiblioteconomiaCiência da informaçãoBibliotecas universitariasSanta CatarinaCompetência organizacionalServiços de informaçãoBibliotecariosSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoA gestão de competências integra os conhecimentos, habilidades e atitudes e corrobora na administração da lacuna entre as competências necessárias e as existentes, denominada de gap de competências. Tem-se como objetivo deste estudo diagnosticar o gap de competências dos bibliotecários para a prestação de serviço de informação nas bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. A princípio identificam-se os serviços de informação comumente prestados pelas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; toma-se conhecimento, na percepção do gestor, de como são gerenciados os serviços de informação e os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas; em seguida organiza-se uma listagem das competências necessárias para a prestação dos serviços de informação em bibliotecas universitárias, baseada na literatura; submete-se esta lista de competências à averiguação dos bibliotecários que atuam nos respectivos serviços nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis; e, verifica-se o gap das competências anteriormente indicadas como necessárias por estes bibliotecários. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória; para os procedimentos técnicos utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica; com relação à forma de abordagem do problema foi quanti-qualitativa; realizou-se entrevistas estruturadas e aplicação de questionários. A população foi composta dos bibliotecários das bibliotecas centrais das Universidades do Estado de Santa Catarina, do Sul de Santa Catarina e Federal de Santa Catarina. O pré-teste foi aplicado aos bibliotecários dos serviços de informação da Universidade do Vale do Itajaí. Identificou-se que os serviços comumente ofertados são capacitação/treinamento; comutação bibliográfica; levantamento bibliográfico; normalização bibliográfica; e, processo de Referência/assistência informacional. Foram levantadas 282 competências as quais foram submetidas à averiguação dos bibliotecários que atuam na prestação do serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis. Dentre as competências apontadas como muito importantes para cada um dos serviços de informação verificou-se àquelas que os bibliotecários possuíam com eficiência; possuíam, mas precisariam melhorar; e, quais não possuíam. Ao final desta pesquisa, verifica-se que existe um baixo gap de competências dos bibliotecários prestadores de serviço de informação nas bibliotecas das universidades da região de Florianópolis, mas, apesar de pouco expressivo é conveniente buscar suprir o gap de competências para que estes profissionais obtenham melhor desenvolvimento pessoal e profissional.Competence management integrates the knowledge, skills and attitudes and supports the administration of the gap between the competences required and the existing, called gap of the competence. It has the objective of this study diagnose the gap of competences of librarians to provide information service in university libraries in the region of Florianópolis. At first identifies the information services commonly provided by libraries of universities in the region of Florianópolis, becomes knowledge, perception of the manager, how they are managed information services and librarians working in these libraries, then organizes itself a list of competences necessary for the provision of information services in university libraries, based on literature, submits to this list of competences to the investigation of librarians who work within their departments in the university libraries in the region of Florianópolis, and there is the gap of competences previously indicated as necessary by these librarians. The methodology was descriptive and exploratory, to the technical procedures used to search documents and literature, with respect to how to approach the problem was quantitative and qualitative, was carried out structured interviews and questionnaires. The population was composed of librarians core libraries of the Universities of the State of Santa Catarina, South of Santa Catarina and Federal de Santa Catarina. The pre-test was applied to the information services librarian at the University of Vale do Itajaí. It was found that the services are commonly offered qualification and training; switching bibliographic, survey literature, bibliographic standards, and reference process/informational support. 282 competencies were raised which were submitted to investigate the librarians who work in the service information in the libraries of universities in the region of Florianópolis. Among the competences identified as very important for each of the information services it was found that those librarians had effectively; had but need to improve, and what did not. At the end of this research, it appears that there is a low gap of competences of librarians information service providers in the libraries of universities in the region of Florianópolis, but in spite of little significance should be seeking to fill the gap of the competence for these practitioners to obtain best personal and professional development.FlorianópolisPinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaRossi, Tatiana2012-10-26T11:13:54Z2012-10-26T11:13:54Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 p.| il., grafs., tabs.application/pdf304551http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96353porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:17:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96353Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:17:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
title Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
spellingShingle Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
Rossi, Tatiana
Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Santa Catarina
Competência organizacional
Serviços de informação
Bibliotecarios
Santa Catarina
title_short Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
title_full Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
title_fullStr Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
title_full_unstemmed Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
title_sort Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis/SC
author Rossi, Tatiana
author_facet Rossi, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Adilson Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Santa Catarina
Competência organizacional
Serviços de informação
Bibliotecarios
Santa Catarina
topic Biblioteconomia
Ciência da informação
Bibliotecas universitarias
Santa Catarina
Competência organizacional
Serviços de informação
Bibliotecarios
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:13:54Z
2012-10-26T11:13:54Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 304551
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96353
identifier_str_mv 304551
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652059875999744