O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Silvana Kempfer
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82682
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem
id UFSC_15d830f9a2050ad27e64757554c3a48d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82682
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidadoEnfermagemEnfermagem -PraticaEstudantes de enfermagemEstagiosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em EnfermagemEste trabalho fundamenta-se na Prática Assistencial, desenvolvida com Acadêmicos de Enfermagem do 5° período da Universidade de Cruz Alta, em seu primeiro contato com o Estágio Curricular na Unidade de Internação do Hospital Santa Lúcia em Crua Alta no mês de abril de 2001. Com objetivo de observar a adaptação do acadêmico em campo prático, sua vivência cotidiana, seu comportamento é a determinante do processo de adaptação num total de cento e vinte horas/aula. Vários sentimentos, em contato com a prática profissional no ambiente hospitalar se manifestam por meio da angústia, medo, frustração, insegurança, alegrias, solidariedade, auto-conhecimento e auto questionamento,tanto em relação à equipe, como em relação ao paciente, familiares e demais pessoas que convivem neste complexo, atingem o Estagiário. Essa convivência delimitou atitudes, aparou arestas, e provocou decisões e amadurecimentos no grupo e para a vida, refletindo no cotidiano profissional e pessoal e no exercício de sua cidadania. A observação da realidade desenvolveu-se por meio de convívio direto com os acadêmicos, entrevistas, e diálogo informal, sendo registrados os dados através de instrumentos para coleta de dados. Os dados coletados nos mostram que há uma certa dificuldade de adaptação do acadêmico em campo de estágio devido à complexidade do ambiente hospitalar, porém, houve expressivo crescimento pessoal e profissional durante a trajetória percorrida.Florianópolis, SCGarcia, Vera Regina Real LimaUniversidade Federal de Santa CatarinaBastos, Silvana Kempfer2012-10-19T17:21:11Z2012-10-19T17:21:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf212785http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82682porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:49:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82682Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:49:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
title O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
spellingShingle O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
Bastos, Silvana Kempfer
Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Estudantes de enfermagem
Estagios
title_short O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
title_full O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
title_fullStr O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
title_full_unstemmed O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
title_sort O aluno de enfermagem em situação de prática: uma abordagem do aprender cuidar centrado na convivência do cuidado
author Bastos, Silvana Kempfer
author_facet Bastos, Silvana Kempfer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vera Regina Real Lima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Silvana Kempfer
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Estudantes de enfermagem
Estagios
topic Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Estudantes de enfermagem
Estagios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T17:21:11Z
2012-10-19T17:21:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 212785
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82682
identifier_str_mv 212785
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652051849150464