Análise de Processos da Tutoria: um Estudo de Caso de um Curso de Graduação na modalidade a Distância de uma IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Thiago Soares
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dalmau, Marcos Baptista Lopez, Tecchio, Edivandro Luiz, Cesconetto, Simone Machado Moretto, Costa, Alexandre Marino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61438
Resumo: A educação a distância aumenta gradativamente sua participação no espaço educacional. Caracterizando-se por sua flexibilidade, consegue atingir de maneira dinâmica e didática grupos sociais que demonstram necessidade de conhecimento. Para tal, faz-se necessário a efetiva participação do tutor. Aos tutores, cabe a responsabilidade de conduzir o aluno, buscando junto dele, sempre o melhor desempenho possível. As atividades dos tutores devem ser previamente estabelecidas e estruturadas, levando à sua padronização. Com os processos definidos, acredita-se que as falhas e problemas diminuirão, além de aumentar a qualidade das atividades. O presente artigo, trás a análise dos procedimentos utilizados em um curso de graduação oferecido na modalidade a distância. Quanto à metodologia, caracteriza-se como: descritiva, predominantemente qualitativa, estude de caso, pesquisa-ação, bibliográfica e documental. As conclusões deste estudo permitem identificar os problemas nas atividades desenvolvidas pela tutoria, tais como: a falta de padronização dos procedimentos e não formalização da comunicação, acarretando num desempenho não satisfatório da atividade.
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