Práticas da infância na memória de velhos: entre a tradição e a modernidade na cidade de Florianópolis (1930-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lisley Canola Treis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205618
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Práticas da infância na memória de velhos: entre a tradição e a modernidade na cidade de Florianópolis (1930-1950)EducaçãoInfânciaIdososTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Considerada a complexidade dos processos de socialização da infância e dos modos de interpretá-los e significá-los, o objeto de pesquisa desta Tese são as práticas da infância no cotidiano da casa, da rua e da escola, na cidade de Florianópolis (SC), no período de 1930 a 1950. Tais práticas são identificadas por meio de entrevistas realizadas com quinze antigos moradores, tendo entre 70 e 89 anos de idade, os quais foram alunos em escolas públicas do núcleo urbano de Florianópolis naquela época. Esses entrevistados rememoraram suas experiências quando crianças num contexto histórico peculiar da referida cidade, o da confluência entre a tradição e a modernidade. O trabalho com memórias se constitui em chave teórico-metodológica para conhecer a infância do período em questão, pois, tomo como pressuposto, que os velhos têm algo a dizer sobre suas experiências. Juntamente com cada entrevista foram produzidos Diários de Campo, Mapas de caminhos percorridos por cada um deles quando crianças e selecionadas fotografias que, no processo, se constituíram em suportes da memória. Seguindo as artes de fazer em Michel de Certeau, o objetivo principal foi compreender os sentidos das práticas da infância, ou seja, os sentidos das ações e fazeres das crianças de outrora, que são os velhos de hoje. Trabalhei com os conceitos do narrador, de experiência e de história na perspectiva de Walter Benjamin. Em relação ao sintoma da modernidade recorri a Benjamin e George Simmel para compreender aspectos subjetivos e objetivos das relações da infância com aspectos da cidade. As formas de interação da infância com suas práticas foram também compreendidas à luz dos conceitos de Simmel, a saber: segredo, conflito e o dinheiro como mediador simbólico das relações sociais e da modernidade. Dentre os resultados, ressalto que a memória dos sujeitos desta pesquisa é inquietante. É tecida por lembranças e esquecimentos e emerge, na acepção de Ecléa Bosi, da memória-trabalho, ou seja, como resultado de um intenso processo de interação entre entrevistador e entrevistados. Ademais, a respeito das práticas da infância, é possível aferir que a infância é um agente social e que tal agência se dá dentro de uma margem própria à ordem social de cada tempo e contexto histórico. Assim, num cotidiano estruturado por relações prático-simbólicas de classe social, gênero e etnia, as muitas formas de mediações sociais, sejam resultantes das obrigações, sejam das aventuras nas quais se lança coletas, descobertas, confrontos, interesses, brincadeiras me leva a concluir que a infância se apropria da cidade e seus sentidos, travando relações, manipulando objetos e é também sujeito de sua própria história. Como último aspecto, no modo como a infância manipula os objetos como, por exemplo, dinheiro, frutas, metais e animais, transforma interesses e desejos. Nessa prática, há uma chave interpretativa acerca do tempo histórico, de seu desenrolar não linear, no qual, neste caso específico, tradição e modernidade se imiscuem: a infância, em suas práticas, conta a história de dois tempos.Abstract : This thesis aims to study childhood practices in the daily life of home, street and school, in the municipality of Florianópolis, Santa Catarina State, between 1930 and 1950. We consider the complexity of the childhood socialization processes and ways to interpreting and signifying them. This practices are identified by means of interviews with fifteen old residents, who have between 70 and 89 years old and once were students in public schools in the urban nucleus of Florianópolis. These interviewees remember their experiences when they were children in a peculiar historical context in the city, the context of confluence between tradition and modernity. Work with memories is a theoretical-methodological key to know the childhood in that time, because we understand that elderly people have something to say about their experiences. Along with each interview were produced Field Diaries and Maps of traveled paths for each one of them when they were children. We also select photographs that, in the process, were constituted in memory supports. Following the \"Arts of making\" in Michel de Certeau, the main objective was to understand the meanings of childhood practices, that is, the actions meanings of the children of once, who are the elderly people in this days. I worked with concepts of storyteller, experience and history in the Walter Benjamin perspective. About the symptom of modernity, I appealed to Benjamin and Georg Simmel to understand subjective and objective aspects of childhood relations with urban aspects. The interaction forms between childhood and its practices were also understood based in Simmel concepts, such as: secret, conflict and the money as symbolical mediator to the social relations and modernity. Among results, I emphasize that subject s memory of this research is disquieting. Memory is woven by memories and forgetfulness and emerge, according to Ecléa Bosi, from memory- work, that is, as a result of an intense interacting process among interviewer and interviewees. Besides, about the childhood practices, it is possible verify that childhood is a social agent and that agency takes place within a margin proper to the social order of each time and historical context. Thus, in a daily life structured by practical-symbolic relations of social class, gender and ethnicity, many forms of social mediations are the results of obligations, whether of the adventures in which one it launches collections, discoveries, confrontations, interests, jokes I conclude that childhood appropriates the city and its senses, catching relations and manipulating objects. Also, childhood is subject of its own history. Lastly, in the way how childhood manipulating objects like money, fruits, metals and animals, for example, changes interests and wishes. In this practice, there is a interpretative key about the historical time, about the nonlinear unwinding in wich, in this case, tradition and modernity get involved: childhood, in its practices, tell the story of two periods.Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Lisley Canola Treis2020-03-31T13:53:43Z2020-03-31T13:53:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis441 p.| il., mapasapplication/pdf360139https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205618porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:53:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205618Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:53:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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