Acreditar ou não acreditar? correlatos psicofisiológicos do biofeedback cardiorrespiratório associado à manipulação placebo
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132606 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015. |
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Acreditar ou não acreditar? correlatos psicofisiológicos do biofeedback cardiorrespiratório associado à manipulação placeboPsicologiaTreinamento de biorealimentaçãoPlaceboMedicina e psicologiaFrequencia cardíacaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2015.O biofeedback cardiorrespiratório é uma técnica que propõe influir na modulação autônoma por meio da aprendizagem do feedback e da respiração lenta. Esta tese objetivou investigar características psicofisiológicas da técnica do biofeedback cardiorrespiratório associado à manipulação de características placebo. Para investigar o biofeedback cardiorrespiratório com a manipulação placebo, esta tese envolveu 2 estudos que utilizaram a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e a coerência cardíaca como marcadores indiretos do sistema nervoso autônomo. Nos dois estudos o objetivo durante o treino de biofeedback cardiorrespiratório foi de aumentar a coerência cardíaca por meio da visualização do feedback e por meio do treino da respiração abdominal suave. O estudo 1 verificou o efeito do biofeedback cardiorrespiratório associado ao feedback real e ao feedback placebo na VFC e na coerência cardíaca para todos os sujeitos e para classificação de performance na coerência cardíaca (bons aprendizes e fracos aprendizes de coerência cardíaca). Foram incluídos 26 participantes que realizaram 2 sessões: uma sessão de biofeedback com feedback real e outra sessão com feedback placebo. Os resultados sugerem que ambas as sessões possibilitaram aumento da atividade do nervo vago mas a sessão com feedback real mostrou mais índices da VFC com aumento significativo. Quanto a classificação da performance na coerência cardíaca, os bons aprendizes mostraram maior aumento de índices da atividade parassimpática durante a sessão. O estudo 2 propôs investigar os efeitos do biofeedback cardiorrespiratório associado a manipulação de instruções positivas e instruções neutras na coerência cardíaca e índices da VFC antes e durante a sessão, e no ERPs (potenciais relacionados a eventos) pós sessão durante tarefa cognitiva com detecção de erro e detecção de conflito. Foram investigados 52 participantes, divididos em dois grupos: grupo que recebeu manipulação de instruções positivas e grupo que recebeu instruções neutras. Os resultados sugerem influência da manipulação de instruções para a coerência cardíaca e VFC, mas o efeito da manipulação diminuiu depois que os participantes se engajaram na tarefa de biofeedback. Para os ERPs, o grupo com instruções positivas induzidas mostrou menor amplitude de ERN (negatividade relacionada ao erro) na tarefa Go No/Go e maior amplitude do ERP (potencial relacionado ao evento)11positivo de 700-800ms na tarefa Emotional Stroop. O ERN foi relacionado com a detecção de erro na tarefa de Go No/Go e o ERP positivo de 700ms ? 800ms foi relacionado com o componente SP (slow potential conflict) para tarefa de stroop e se relacionou com o monitoramento e implementação de atenção em tarefa de conflito emocional. Não foi observada diferença entre grupos para a performance cognitiva. Isso sugere que os ERPs que mostraram diferenças entre grupos foram influenciados pelo estado emocional, independente da performance cognitiva na tarefa. Os dois estudos sugerem que o biofeedback cardiorrespiratório utilizado nesta tese foi eficiente para influir no aumento da atividade do nervo vago do sistema nervoso autônomo em uma única sessão. O efeito do aumento da modulação vagal com o biofeedback também ocorreu para a manipulação placebo de feedback (estudo1) e para os dois grupos de manipulação de instruções (estudo2), mas sugere-se a melhor eficácia da técnica de biofeedback cardiorrespiratório com o feedback real. É possível também sugerir que o biofeedback cardiorrespiratório com manipulação de instruções influiu no processamento de erro e de conflito no cérebro, mas não na performance cognitiva. Esta tese mostrou que acreditar no tipo do feedback e no tipo de instrução do biofeedback cardiorrespiratório influencia em estados psicofisiológicos e emocionais do indivíduo.<br>Abstract : The cardiorespiratory biofeedback is a technique that proposes to influence the autonomic modulation by the feedback learning and the slow breathing. This thesis aimed to understand the psychophysiological characteristics of the cardiorespiratory biofeedback technique associated with placebo characteristics manipulation. To investigate the cardiorespiratory biofeedback with the placebo manipulation, this thesis involved 2 studies using the heart rate variability (HRV) and the cardiac coherence as indirect markers of the autonomic nervous system. In both studies the objective during the cardiorespiratory biofeedback training was to increase the cardiac coherence by the feedback visualization and with a slow abdominal breathing training. The study 1 assessed the cardiorespiratory biofeedback effects associated with real feedback and placebo feedback on the HRV index and cardiac coherence for all subjects and for the cardiac coherence performance classification (good learners and poor learners of cardiac coherence). We included 26 subjects that participated in two sessions: the biofeedback session with real feedback and the biofeedback session with placebo feedback. The results suggest that both sessions showed increased on the vagus nerve but the session with real feedback induced more effects. In addition, the good learners of cardiac coherence showed higher increase of HRV parasympathetic activity during the session. The study 2 proposed investigate the cardiorespiratory biofeedback effects associated with positive misattribution instructions and neutral instructions on the HRV index and cardiac coherence before and during the session, and on the ERPs (event-related potentials) post session, for an error detection task and a conflict detection task. We investigated 52 subjects, divided into two groups: positive misattribution instructions group and neutral instructions group. The results suggest effects of misattribution instructions on cardiac coherence and HRV index, but the effect of misattribution instructions decreased after participants engaged in the biofeedback task. For the ERPs, the positive misattribution group showed lower amplitude of the ERN during Go No/Go task and higher amplitude of the positive ERP around 700-800ms during Emotional Stroop task. The ERN was related to error detection for Go No/Go task and the positive ERP around 700ms - 800ms was related to the SP component (slow potential conflict) of Stroop task and may related to13the monitoring and implementation of attention for emotional conflict task. There were no differences between groups for cognitive performance. The difference between groups on the ERPs suggests that these components can be influenced by emotional state, even without the cognitive performance differences. The two studies may suggest that the single session of the cardiorespiratory biofeedback used in this thesis, was efficient to influence the increase on the vagus nerve activity of the autonomic nervous system. The biofeedback effect on the vagal modulation increased also occurred for the placebo feedback manipulation (study1) and for the two groups of the misattribution instructions (study2), but it may be suggested more effects of the cardiorespiratory biofeedback technique with the real feedback. We can also suggest that the cardiorespiratory biofeedback with the misattribution instructions influenced the error and the conflict processing, but not the cognitive performance. This thesis showed that believe in the kind of the feedback and in the type of the cardiorespiratory biofeedback instructions can be variables to influence on the psychophysiological and emotional states.Takase, EmilioUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Mariana Lopez2015-05-05T04:07:58Z2015-05-05T04:07:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis291 p.| il., grafs., tabs.application/pdf333191https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132606porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132606Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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