Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Thiago Neves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204926
Resumo: Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/82
id UFSC_16e91f51a9b409ce7aa31b5a256da9b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204926
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)História da Educação MatemáticaGeometriaEnsino primárioMatemática ModernaDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/82O artigo investiga historicamente vestígios da prática de uma professora primária da cidade mineira de Juiz de Fora entre as décadas de 1960 e 1970. Privilegiaram-se os saberes de geometria encontrados em seu acervo tomando como questões norteadoras quais conteúdos e quais métodos para o ensino de geometria pertenciam ao universo dessa professora. Entre os materiais que constituíram fonte para a pesquisa encontram-se livros de Matemática Moderna para professores primários, cadernos da professora, programas de ensino do estado de Minas Gerais. O percurso de análise tratou essa documentação na perspectiva dos diferentes níveis de apropriações nacionais, regionais, pessoais, de propostas para a Matemática Moderna que circularam internacionalmente. Em termos de conclusão identificam-se as pequenas adaptações dos documentos oficiais e da coleção de Matemática Moderna na perspectiva de realizar uma transição suave, incorporando alguns elementos mais representativos da inovação preconizada como o uso de conjuntos na geometria, a preocupação com a justificativa de propriedades, as referências a obras de Piaget e Dienes – pesquisadores importantes na época. Contudo, a preservação de práticas anteriores já estabilizadas parece ser a tônica do conjunto dos materiais, colocando a observação, o trabalho com as formas geométricas em primeiro plano e enfatizando o aspecto das medidas que coloca a geometria a serviço da aritmética.Revista de Matemática, Ensino e Cultura2020-03-19T18:38:56Z2020-03-19T18:38:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. C. A.; MENDONCA, T. N. . Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 86-101, 2016.2675-1909https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204926Mendonça, Thiago NevesOliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-19T18:38:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:38:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
spellingShingle Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
Mendonça, Thiago Neves
História da Educação Matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática Moderna
title_short Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_full Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_fullStr Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_full_unstemmed Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
title_sort Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970)
author Mendonça, Thiago Neves
author_facet Mendonça, Thiago Neves
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cristina Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Thiago Neves
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática Moderna
topic História da Educação Matemática
Geometria
Ensino primário
Matemática Moderna
description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/82
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-03-19T18:38:56Z
2020-03-19T18:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. C. A.; MENDONCA, T. N. . Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 86-101, 2016.
2675-1909
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204926
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. C. A.; MENDONCA, T. N. . Saberes para uma geometria moderna no ensino primário – MG (1960 – 1970). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 86-101, 2016.
2675-1909
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura
publisher.none.fl_str_mv Revista de Matemática, Ensino e Cultura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652188563537920