Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_16f2ed5819966c3f6c1026192da0146d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122877 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margemEducaçãoArte e educaçãoLinguagemPercepçãoSentidos e sensaçõesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.Acontecimentos em arte e educação proliferam no plano de composição desta escrita compondo interlocuções com a literatura e a filosofia. Neste plano, move a escrita a vibração última de encontros ocorridos no ambiente acadêmico e fora dele, atravessados pela força do tempo. Postais elaborados por artistas/professores desenham e compõem paisagens ao longo do texto e questionam modos de ensinar sobre e com arte, além de provocar uma conversa sobre a inclusão da arte na área de linguagem pela educação. Esta provocação acontece ao se observar, no ensino de arte, o esgotamento de práticas metodológicas referenciadas, especialmente na abordagem com arte contemporânea. Entre margens territoriais marcadas como arte e educação, entre tons poético e professoral, a escritura tece o conceito de arte como perceptos e afectos e, portanto, como linguagem das sensações, propondo à educação um pensamento à deriva que se abre às forças do fora, ao acaso e ao devir de seus encontros.<br>Abstract : Events in art and education proliferate in the composition plan of this writing, composing dialogs with literature and philosophy. In this plan, the writing is moved by the ultimate vibration of encounters occurred in the academic environment and beyond, traversed by the strength of time. Postcards designed by artists/teachers draw and compose landscapes throughout the text and inquire about ways of teaching about and with art, besides provoking a conversation on the inclusion of art in the language field of education. This provocation occurs as one observes the exhaustion of referenced methodological practices in the teaching of art, especially, as regards contemporary art. Between territorial margins, labeled as art and education, between poetic and professorial tones, the writing weaves the concept art as perceptos and afectos and, therefore, as language of sensations, offering education an adrift thinking which opens itself to the strength of the outside, to random and to the infinite becoming of its encounters.Freire, Ida MaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmidlin, Elaine2014-08-06T17:29:34Z2014-08-06T17:29:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis143 p.| il.application/pdf324644https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:29:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:29:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
title |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
spellingShingle |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem Schmidlin, Elaine Educação Arte e educação Linguagem Percepção Sentidos e sensações |
title_short |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
title_full |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
title_fullStr |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
title_full_unstemmed |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
title_sort |
Paisagens: arte e educação na impermanência da margem |
author |
Schmidlin, Elaine |
author_facet |
Schmidlin, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Ida Mara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidlin, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Arte e educação Linguagem Percepção Sentidos e sensações |
topic |
Educação Arte e educação Linguagem Percepção Sentidos e sensações |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-06T17:29:34Z 2014-08-06T17:29:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
324644 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877 |
identifier_str_mv |
324644 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652242832588800 |