Paisagens: arte e educação na impermanência da margem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidlin, Elaine
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_16f2ed5819966c3f6c1026192da0146d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122877
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Paisagens: arte e educação na impermanência da margemEducaçãoArte e educaçãoLinguagemPercepçãoSentidos e sensaçõesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.Acontecimentos em arte e educação proliferam no plano de composição desta escrita compondo interlocuções com a literatura e a filosofia. Neste plano, move a escrita a vibração última de encontros ocorridos no ambiente acadêmico e fora dele, atravessados pela força do tempo. Postais elaborados por artistas/professores desenham e compõem paisagens ao longo do texto e questionam modos de ensinar sobre e com arte, além de provocar uma conversa sobre a inclusão da arte na área de linguagem pela educação. Esta provocação acontece ao se observar, no ensino de arte, o esgotamento de práticas metodológicas referenciadas, especialmente na abordagem com arte contemporânea. Entre margens territoriais marcadas como arte e educação, entre tons poético e professoral, a escritura tece o conceito de arte como perceptos e afectos e, portanto, como linguagem das sensações, propondo à educação um pensamento à deriva que se abre às forças do fora, ao acaso e ao devir de seus encontros.<br>Abstract : Events in art and education proliferate in the composition plan of this writing, composing dialogs with literature and philosophy. In this plan, the writing is moved by the ultimate vibration of encounters occurred in the academic environment and beyond, traversed by the strength of time. Postcards designed by artists/teachers draw and compose landscapes throughout the text and inquire about ways of teaching about and with art, besides provoking a conversation on the inclusion of art in the language field of education. This provocation occurs as one observes the exhaustion of referenced methodological practices in the teaching of art, especially, as regards contemporary art. Between territorial margins, labeled as art and education, between poetic and professorial tones, the writing weaves the concept art as perceptos and afectos and, therefore, as language of sensations, offering education an adrift thinking which opens itself to the strength of the outside, to random and to the infinite becoming of its encounters.Freire, Ida MaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmidlin, Elaine2014-08-06T17:29:34Z2014-08-06T17:29:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis143 p.| il.application/pdf324644https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:29:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:29:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
title Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
spellingShingle Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
Schmidlin, Elaine
Educação
Arte e educação
Linguagem
Percepção
Sentidos e sensações
title_short Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
title_full Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
title_fullStr Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
title_full_unstemmed Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
title_sort Paisagens: arte e educação na impermanência da margem
author Schmidlin, Elaine
author_facet Schmidlin, Elaine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ida Mara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidlin, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte e educação
Linguagem
Percepção
Sentidos e sensações
topic Educação
Arte e educação
Linguagem
Percepção
Sentidos e sensações
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:29:34Z
2014-08-06T17:29:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 324644
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877
identifier_str_mv 324644
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652242832588800