Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emerson Pessoa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89018
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_171e6054b3aef8a6eeee9fa854784a10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89018
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visualEducação científica e tecnológicaSemioticaImagem (Filosofia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEste texto explora conexões filosóficas e epistemológicas entre a semiótica visual e a educação tecnológica, utilizando-se, inicialmente, da semiótica de Charles Sanders Peirce. A partir de diferentes formas de mapeamento conceitual da categoria imagem, estuda as significações de signo visual e o discurso visual de professores de ensino técnico, descrevendo através de um "perfil de significação" as concepções de "imagem" do professor, que, em termos gerais, desconsideram conteúdos culturais e ideológicos, ou seja, descartam o seu potencial discursivo e de ferramenta de poder. A superação da alienação/reificação frente ao conceito de imagem ou signo visual requer a conseqüente apropriação reflexiva de uma fluência no discurso visual ou imagético, que estaria relacionada com a educação estético-visual crítica do professor. This text explores philosophical and epistemological connections between visual semiotics and technological education, using, as beginning, the theory of semiotics of Charles Sanders Peirce. From different forms of mapping the image category, it studies the significations of visual sign and the visual discourse of technical and professional school teachers, describing their conceptions of "image" trough a "signification profile". In general terms, teachers do not consider cultural and ideological contents of the image, meaning they discard the discursive potential of the visual sign and its power relation building capacity. To overcome the alienation/reification in the use of images or visual signs it is necessary to acquire the consequent reflexive appropriation of knowledge in the visual/imagetic discourse, that may be related to the critical aesthetic-visual education of the teacher.Florianópolis, SCLinsingen, Irlan von.Universidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Emerson Pessoa2012-10-22T15:53:56Z2012-10-22T15:53:56Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[145] f.| il., grafs.application/pdf232343http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89018porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:09:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89018Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:09:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
title Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
spellingShingle Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
Ferreira, Emerson Pessoa
Educação científica e tecnológica
Semiotica
Imagem (Filosofia)
title_short Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
title_full Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
title_fullStr Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
title_full_unstemmed Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
title_sort Semiótica visual na educação tecnológica: significações da imagem e discurso visual
author Ferreira, Emerson Pessoa
author_facet Ferreira, Emerson Pessoa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Emerson Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Semiotica
Imagem (Filosofia)
topic Educação científica e tecnológica
Semiotica
Imagem (Filosofia)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T15:53:56Z
2012-10-22T15:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 232343
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89018
identifier_str_mv 232343
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [145] f.| il., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652136674754560