Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Carli, Anelise Angeli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Ana Tais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187257
Resumo: No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento.
id UFRGS-2_5b466c3d682aeec8a72f16228d679f7d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187257
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling De Carli, Anelise AngeliMartins, Ana Tais2018-12-19T04:07:58Z20181516-6082http://hdl.handle.net/10183/187257001082400No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento.This paper presents a discussion on the notion of image starting with the photograph that became known as The Falling Man, made during the 9/11 attack in New York. This reflection takes the system of the anthropological imaginary as an underlying perspective of the questions about the existence of a thought by image. The text begins by exploring the scope of the perspective of visual discourse and the limits of taking the image as an argument and arrives to point the need to add elements of image theory to discussion in the case of photographs that will become themselves an event.application/pdfporÍcone : revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 225–239ImaginárioSemióticaFotografiaImageImaginarySymbolic imaginationPhotographyAesthetic experienceNotas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como quedaNotes on a thought by image: from visual discourse to the image as fallinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082400.pdf.txt001082400.pdf.txtExtracted Texttext/plain47281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/2/001082400.pdf.txt4857af6560b5770e866845eb80982adeMD52ORIGINAL001082400.pdfTexto completoapplication/pdf440078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/1/001082400.pdf04a8b43de7d93cc327cb3e3fe96be304MD5110183/1872572021-03-09 04:50:27.247495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:50:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Notes on a thought by image: from visual discourse to the image as fall
title Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
spellingShingle Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
De Carli, Anelise Angeli
Imaginário
Semiótica
Fotografia
Image
Imaginary
Symbolic imagination
Photography
Aesthetic experience
title_short Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
title_full Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
title_fullStr Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
title_full_unstemmed Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
title_sort Notas para um pensamento por imagem : do discurso visual à imagem como queda
author De Carli, Anelise Angeli
author_facet De Carli, Anelise Angeli
Martins, Ana Tais
author_role author
author2 Martins, Ana Tais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Carli, Anelise Angeli
Martins, Ana Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Semiótica
Fotografia
topic Imaginário
Semiótica
Fotografia
Image
Imaginary
Symbolic imagination
Photography
Aesthetic experience
dc.subject.eng.fl_str_mv Image
Imaginary
Symbolic imagination
Photography
Aesthetic experience
description No presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre a noção de imagem a partir da fotografia que ficou conhecida como The Falling Man, feita durante o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Essa discussão toma o sistema do imaginário antropológico como uma perspectiva embasadora dos questionamentos acerca da existência de um pensamento por imagem. O texto inicia explorando o alcance da perspectiva do discurso visual e os limites de se tomar a imagem como argumento e chega a apontar para a necessidade de adicionar elementos da teoria da imagem à discussão no caso de fotografias que venham a se tornam elas mesmas um acontecimento.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-19T04:07:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187257
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-6082
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082400
identifier_str_mv 1516-6082
001082400
url http://hdl.handle.net/10183/187257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ícone : revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Recife. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 225–239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/2/001082400.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187257/1/001082400.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4857af6560b5770e866845eb80982ade
04a8b43de7d93cc327cb3e3fe96be304
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447677196828672