Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009 |
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Competências individuais em organizações do conhecimento: um estudo nas instituições particulares e comunitárias de Santa CatarinaGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoUniversidades e faculdades particularesSanta CatarinaCoordenadores de cursosCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009A sociedade contemporânea dá sinais de que o conhecimento, como recurso intangível, ocupa um espaço significativo na competitividade das organizações. Nesse contexto estão as instituições de educação superior - IES, cuja finalidade principal é produzir, discutir e disseminar ciência e tecnologia gerando conhecimento. Este trabalho efetuou uma análise do papel das instituições no paradigma das organizações do conhecimento, enfocando a função da coordenação de curso e suas competências individuais. O conceito que fundamenta este trabalho é o de que a competência é uma combinação indissociável de conhecimentos, habilidades e atitudes e que contribuem para ampliar a performance das pessoas nas organizações. O trabalho foi desenvolvido por meio de um survey, envolvendo coordenadores de cursos superiores de instituições privadas, particulares e comunitárias, de Santa Catarina. O trabalho consistiu no mapeamento genérico de competências individuais, comportamentais e técnicas. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um questionário estruturado, visando identificar o nível de utilização e a relevância dessas competências no desempenho das funções do coordenador. Também, foram identificadas as funções do coordenador, a partir de estudo bibliográfico e análise de regimentos. Concluiu-se que as competências mais relevantes são: comportamentais oitiva de professores e alunos, honestidade, ética e comprometimento com os resultados; técnicas domínio do conhecimento específico, visão estratégica, trabalho em equipe, foco no cliente, estímulo à transferência de conhecimentos. Verificou-se que a congruência entre valores da organização e valores pessoais faz sentido na atividade laboral e acontece quando houver integração entre as competências essenciais da organização e as competências individuais.Kern, Vinícius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Lourdes2012-10-24T07:05:15Z2012-10-24T07:05:15Z2012-10-24T07:05:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 118 f.| grafs., tabs.application/pdf272143http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T11:46:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T11:46:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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