Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Nazareno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203123
Resumo: A presente pesquisa investigou de que maneira um Objeto de Aprendizagem (qualquer recurso digital formado a partir de componentes instrucionais com características de reutilização), inserido numa sequência de atividades, favorece o estudo das pavimentações do plano formadas por polígonos regulares. A concepção e realização das atividades contemplaram elementos da metodologia de resolução de problemas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se desenvolveu a partir de um experimento de ensino. Ela foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A análise dos registros dos alunos se apoiou no quadro teórico de Bernard Parzysz, que trata sobre o raciocínio geométrico nas resoluções das atividades feitas pelos alunos. As análises feitas a partir dos registros dos alunos (roteiros de atividades, registros de áudio, registros das telas do computador, roteiros dos observadores) inferem que, apesar de algumas limitações apresentadas pelo Objeto de Aprendizagem, o modo como ele foi trabalhado juntamente com as atividades favoreceu no estudo e nas discussões referentes às possibilidades e tipos de configurações das pavimentações regulares e semirregulares.
id UFSC_17c971151df8e19a0cd3541a6e2836bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203123
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagemPavimentaçãoEnsino de GeometriaTecnologias de Informação e ComunicaçãoObjetos de AprendizagemA presente pesquisa investigou de que maneira um Objeto de Aprendizagem (qualquer recurso digital formado a partir de componentes instrucionais com características de reutilização), inserido numa sequência de atividades, favorece o estudo das pavimentações do plano formadas por polígonos regulares. A concepção e realização das atividades contemplaram elementos da metodologia de resolução de problemas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se desenvolveu a partir de um experimento de ensino. Ela foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A análise dos registros dos alunos se apoiou no quadro teórico de Bernard Parzysz, que trata sobre o raciocínio geométrico nas resoluções das atividades feitas pelos alunos. As análises feitas a partir dos registros dos alunos (roteiros de atividades, registros de áudio, registros das telas do computador, roteiros dos observadores) inferem que, apesar de algumas limitações apresentadas pelo Objeto de Aprendizagem, o modo como ele foi trabalhado juntamente com as atividades favoreceu no estudo e nas discussões referentes às possibilidades e tipos de configurações das pavimentações regulares e semirregulares.2019-12-18T12:40:39Z2019-12-18T12:40:39Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203123Correa, Nazarenoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T12:40:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T12:40:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
spellingShingle Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
Correa, Nazareno
Pavimentação
Ensino de Geometria
Tecnologias de Informação e Comunicação
Objetos de Aprendizagem
title_short Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_full Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_fullStr Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
title_sort Estudo as pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem
author Correa, Nazareno
author_facet Correa, Nazareno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Nazareno
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentação
Ensino de Geometria
Tecnologias de Informação e Comunicação
Objetos de Aprendizagem
topic Pavimentação
Ensino de Geometria
Tecnologias de Informação e Comunicação
Objetos de Aprendizagem
description A presente pesquisa investigou de que maneira um Objeto de Aprendizagem (qualquer recurso digital formado a partir de componentes instrucionais com características de reutilização), inserido numa sequência de atividades, favorece o estudo das pavimentações do plano formadas por polígonos regulares. A concepção e realização das atividades contemplaram elementos da metodologia de resolução de problemas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e se desenvolveu a partir de um experimento de ensino. Ela foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A análise dos registros dos alunos se apoiou no quadro teórico de Bernard Parzysz, que trata sobre o raciocínio geométrico nas resoluções das atividades feitas pelos alunos. As análises feitas a partir dos registros dos alunos (roteiros de atividades, registros de áudio, registros das telas do computador, roteiros dos observadores) inferem que, apesar de algumas limitações apresentadas pelo Objeto de Aprendizagem, o modo como ele foi trabalhado juntamente com as atividades favoreceu no estudo e nas discussões referentes às possibilidades e tipos de configurações das pavimentações regulares e semirregulares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-18T12:40:39Z
2019-12-18T12:40:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203123
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652178590531584