UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Martha Abrahão Saad
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Malanga, Eliana Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/30903
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a validade das políticas públicas para a educação superior adotadas pelo governo brasileiro na última década e analisar suas conseqüências na configuração da universidade para o século XXI, à qual denominamos de “universidade emergente” e buscar potencialidades para a transformação do paradigma vigente na universidade atual. Para a análise, foi realizada uma pesquisa documental dos dados disponibilizados pelos órgãos oficiais de educação, dados dos Ministérios da Educação do Brasil, que focalizam as políticas públicas para o setor e uma pesquisa bibliográfica utilizando textos constitucionais e legais. Recorre-se a teóricos como Duhram e Sampaio (2000),Cunha(2004), Byrne (2011) e outros.O pressuposto que norteia este estudo é demonstrar a possibilidade da pesquisa na universidade (aqui conceituada como as várias categorias acadêmicas do ensino superior), diante das mudanças sociais deste início de milênio e as transformações exigidas da universidade, sua episteme, sua missão e seu ethos no mundo contemporâneo.
id UFSC_17cadafc73d287bcbbf7b40842073e4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/30903
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINOO objetivo deste artigo é discutir a validade das políticas públicas para a educação superior adotadas pelo governo brasileiro na última década e analisar suas conseqüências na configuração da universidade para o século XXI, à qual denominamos de “universidade emergente” e buscar potencialidades para a transformação do paradigma vigente na universidade atual. Para a análise, foi realizada uma pesquisa documental dos dados disponibilizados pelos órgãos oficiais de educação, dados dos Ministérios da Educação do Brasil, que focalizam as políticas públicas para o setor e uma pesquisa bibliográfica utilizando textos constitucionais e legais. Recorre-se a teóricos como Duhram e Sampaio (2000),Cunha(2004), Byrne (2011) e outros.O pressuposto que norteia este estudo é demonstrar a possibilidade da pesquisa na universidade (aqui conceituada como as várias categorias acadêmicas do ensino superior), diante das mudanças sociais deste início de milênio e as transformações exigidas da universidade, sua episteme, sua missão e seu ethos no mundo contemporâneo.INPEAU2012-09-21T18:51:20Z2012-09-21T18:51:20Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/30903Lucchesi, Martha Abrahão SaadMalanga, Eliana Brancoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:04:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/30903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:04:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
spellingShingle UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
Lucchesi, Martha Abrahão Saad
title_short UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_full UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_fullStr UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_full_unstemmed UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_sort UM NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO
author Lucchesi, Martha Abrahão Saad
author_facet Lucchesi, Martha Abrahão Saad
Malanga, Eliana Branco
author_role author
author2 Malanga, Eliana Branco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Martha Abrahão Saad
Malanga, Eliana Branco
description O objetivo deste artigo é discutir a validade das políticas públicas para a educação superior adotadas pelo governo brasileiro na última década e analisar suas conseqüências na configuração da universidade para o século XXI, à qual denominamos de “universidade emergente” e buscar potencialidades para a transformação do paradigma vigente na universidade atual. Para a análise, foi realizada uma pesquisa documental dos dados disponibilizados pelos órgãos oficiais de educação, dados dos Ministérios da Educação do Brasil, que focalizam as políticas públicas para o setor e uma pesquisa bibliográfica utilizando textos constitucionais e legais. Recorre-se a teóricos como Duhram e Sampaio (2000),Cunha(2004), Byrne (2011) e outros.O pressuposto que norteia este estudo é demonstrar a possibilidade da pesquisa na universidade (aqui conceituada como as várias categorias acadêmicas do ensino superior), diante das mudanças sociais deste início de milênio e as transformações exigidas da universidade, sua episteme, sua missão e seu ethos no mundo contemporâneo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-21T18:51:20Z
2012-09-21T18:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/30903
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/30903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652012678545408