Avaliação de métodos ensino de produção enxuta quanto à aprendizagem de aspectos técnicos e socioculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lista, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215960
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
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spelling Avaliação de métodos ensino de produção enxuta quanto à aprendizagem de aspectos técnicos e socioculturaisEngenharia de produçãoProdução enxutaEnsinoProdução enxutaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.Um processo bem-sucedido de transformação de uma empresa tipicamente de produção em massa para uma empresa enxuta envolve a aprendizagem e incorporação de aspectos tanto de natureza técnica quanto sociocultural. Apesar de ambos serem de igual relevância para o sucesso da implementação da produção enxuta (PE), os aspectos socioculturais são geralmente negligenciados pelas organizações. Consequentemente, a maioria das empresas abordam a aprendizagem enxuta por meio da aplicação de métodos de ensino cuja natureza é majoritariamente técnica. Pesquisas que avaliam os métodos de ensino de PE quanto ao nível de aprendizado de aspectos técnicos e socioculturais relacionados ao tema são relevantes tanto em termos teórico-acadêmicos quanto em termos prático-gerenciais. Primeiramente, em termos teóricos, apesar das obras literárias reportarem diversos métodos de ensino de PE, ainda não se sabe ao certo qual método de ensino possibilita maior aprendizado. Além disso, estudos empíricos sobre avaliação de métodos de ensino de PE carecem de mais evidências para possibilitar a verificação de sua eficácia. Segundo, em termos práticos, percebe-se que a aquisição de conhecimento sobre PE se dá predominantemente a partir de métodos tradicionais, cuja forma de ensino restringe o desenvolvimento de habilidades práticas e não permite retratar a complexidade das situações reais. Assim, o principal objetivo dessa pesquisa consiste em avaliar a eficácia dos métodos de ensino de PE quanto aos aspectos técnicos e socioculturais necessários em empresas em implementação enxuta. A fim de alcançar tal objetivo, o trabalho foi dividido em duas fases. A primeira contemplou uma revisão sistemática da literatura visando identificar os principais métodos de ensino de PE, seus benefícios e limitações, e suas respectivas sistemáticas de avaliação de ensino. A segunda descreve um estudo longitudinal em organizações em implementação enxuta com intuito de analisar a relação entre os métodos de ensino de PE e os aspectos técnicos e socioculturais das organizações. Com base nessa análise, buscou-se avaliar o ensino de PE de modo a verificar o real aprendizado em termos técnicos e socioculturais necessários a uma implementação enxuta de sucesso.Abstract: A successful transformation from a typical mass-production enterprise into a lean enterprise involves learning and incorporating both technical and sociocultural aspects. Although both are equally relevant to succeed in lean production (LP) implementation, sociocultural aspects are often neglected by organizations. Consequently, most companies approach lean learning through the application of teaching methods with a technical nature. Research that evaluates teaching methods of lean production regarding the level of technical learning and sociocultural aspects are relevant both in theoretical-academic terms and in practical-managerial terms. First, in theoretical terms, although literary research reports several methods of teaching LP there is still no consensus as to which LP teaching method provides greater learning. In addition, empirical studies on LP education lack further evidence to enable verification of its efficacy. Second, in practical terms, it is perceived that the acquisition of knowledge about LP occurs predominantly from traditional methods, whose form of teaching restricts the development of practical skills and does not allow to portray the complexity of real situations. Thus, the main objective of this research is to evaluate the efficacy of LP teaching in order to learn technical and sociocultural aspects needed in lean companies. To accomplish this, the research was divided into two phases. The first contemplates a systematic review of the literature in order to identify the main education methods utilized to teach LP, along with their benefits, limitations and evaluation system. While the second phase describes a longitudinal study to identify the correlation between LP teaching methods and technical-sociocultural aspects in organizations which were implementing LP. After that, an evaluation of LP teaching methods was proposed in terms of their learning level of both technical and sociocultural aspects which are required for a successful LP implementation.Tortorella, Guilherme LuzUniversidade Federal de Santa CatarinaLista, Ana Paula2020-10-21T21:24:05Z2020-10-21T21:24:05Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369974https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215960porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215960Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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