Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
id |
UFSC_183d0f96b4869ef02a0b4ee7aa80a5b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126283 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidadeMatemáticaFunções afinsENEMTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.O desenvolvimento humano, social e intelectual conduziu o homem ao surgimento da sociedade moderna, que é a sociedade como a conhecemos hoje. O desenvolvimento do processo intelectual fez surgir escolas e faculdades e após a Revolução Industrial começaram a surgir os processos de encadernação em série e com eles muitas pessoas passaram a ter acesso aos métodos educacionais. Com o passar dos anos e o surgimento da sociedade moderna fez-se necessário criar processos de seleção para o ingresso dos interessados em instituições de ensino superior. E o que era para ser apenas um processo avaliativo do ensino brasileiro, acabou se transformando em mais uma ferramenta para selecionar estudantes para o ingresso nas instituições de ensino superior. Desta forma surge o ENEM,também como forma de oportunizar aos estudantes da rede pública de ensino o acesso a universidade. É disto que trataremos no capítulo 1, ou seja, sobre o seu surgimento e os seus aspectos históricos. Desde que os primeiros homens começaram a organizar-se em pequenos grupos sociais, surgiram as primeiras descobertas e com elas a necessidade do desenvolvimento intelectual. Desde a invenção da roda ou da descoberta do fogo, o homem vem desenvolvendo ferramentas e tecnologias para o aprimoramento da sociedade como um todo. Com o surgimento das primeiras comunidades rurais, iniciaram-se os primeiros processos de contagem e o desenvolvimento da linguagem matemática. A partir das primeiras ideias, surge também o conceito de função. Este conceito será abordado no capítulo 2, analisando brevemente seu aspecto históricocronológico e posteriormente algumas definições formais sobre domínio, contra-domínio e imagem de função, bem como gráfico e relações. Já no capítulo 3, faremos um breve estudo da Função Afim, tomando como base duas questões da prova do ENEM de 2012, resolvidas via linguagem de função, e falaremos sobre a proporcionalidade. A proporcionalidade é um assunto comum no cotidiano das pessoas, e por isso mesmo decidiu-se complementar o capítulo fazendo uma proposta de uma 2 situação problema para alunos de 7° e 8° ano de uma escola da rede estadual de ensino da grande Florianópolis. O objetivo do experimento era avaliar o processo cognitivo dos alunos e verificar se eles fariam uso de alguma ferramenta matemática na resolução do problema proposto.Florianópolis, SCGimenez, Carmem Suzane ComitreUniversidade Federal de Santa CatarinaChaurais, Alisson Cunha2014-10-21T12:04:25Z2014-10-21T12:04:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-21T12:04:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-10-21T12:04:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
title |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
spellingShingle |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade Chaurais, Alisson Cunha Matemática Funções afins ENEM |
title_short |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
title_full |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
title_fullStr |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
title_full_unstemmed |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
title_sort |
Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade |
author |
Chaurais, Alisson Cunha |
author_facet |
Chaurais, Alisson Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimenez, Carmem Suzane Comitre Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaurais, Alisson Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Funções afins ENEM |
topic |
Matemática Funções afins ENEM |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-21T12:04:25Z 2014-10-21T12:04:25Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652321418117120 |