Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaurais, Alisson Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
id UFSC_183d0f96b4869ef02a0b4ee7aa80a5b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126283
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidadeMatemáticaFunções afinsENEMTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.O desenvolvimento humano, social e intelectual conduziu o homem ao surgimento da sociedade moderna, que é a sociedade como a conhecemos hoje. O desenvolvimento do processo intelectual fez surgir escolas e faculdades e após a Revolução Industrial começaram a surgir os processos de encadernação em série e com eles muitas pessoas passaram a ter acesso aos métodos educacionais. Com o passar dos anos e o surgimento da sociedade moderna fez-se necessário criar processos de seleção para o ingresso dos interessados em instituições de ensino superior. E o que era para ser apenas um processo avaliativo do ensino brasileiro, acabou se transformando em mais uma ferramenta para selecionar estudantes para o ingresso nas instituições de ensino superior. Desta forma surge o ENEM,também como forma de oportunizar aos estudantes da rede pública de ensino o acesso a universidade. É disto que trataremos no capítulo 1, ou seja, sobre o seu surgimento e os seus aspectos históricos. Desde que os primeiros homens começaram a organizar-se em pequenos grupos sociais, surgiram as primeiras descobertas e com elas a necessidade do desenvolvimento intelectual. Desde a invenção da roda ou da descoberta do fogo, o homem vem desenvolvendo ferramentas e tecnologias para o aprimoramento da sociedade como um todo. Com o surgimento das primeiras comunidades rurais, iniciaram-se os primeiros processos de contagem e o desenvolvimento da linguagem matemática. A partir das primeiras ideias, surge também o conceito de função. Este conceito será abordado no capítulo 2, analisando brevemente seu aspecto históricocronológico e posteriormente algumas definições formais sobre domínio, contra-domínio e imagem de função, bem como gráfico e relações. Já no capítulo 3, faremos um breve estudo da Função Afim, tomando como base duas questões da prova do ENEM de 2012, resolvidas via linguagem de função, e falaremos sobre a proporcionalidade. A proporcionalidade é um assunto comum no cotidiano das pessoas, e por isso mesmo decidiu-se complementar o capítulo fazendo uma proposta de uma 2 situação problema para alunos de 7° e 8° ano de uma escola da rede estadual de ensino da grande Florianópolis. O objetivo do experimento era avaliar o processo cognitivo dos alunos e verificar se eles fariam uso de alguma ferramenta matemática na resolução do problema proposto.Florianópolis, SCGimenez, Carmem Suzane ComitreUniversidade Federal de Santa CatarinaChaurais, Alisson Cunha2014-10-21T12:04:25Z2014-10-21T12:04:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-21T12:04:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126283Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-10-21T12:04:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
title Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
spellingShingle Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
Chaurais, Alisson Cunha
Matemática
Funções afins
ENEM
title_short Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
title_full Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
title_fullStr Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
title_full_unstemmed Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
title_sort Questões do ENEM e o trabalho em sala de aula: proporcionalidade
author Chaurais, Alisson Cunha
author_facet Chaurais, Alisson Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gimenez, Carmem Suzane Comitre
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaurais, Alisson Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Funções afins
ENEM
topic Matemática
Funções afins
ENEM
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21T12:04:25Z
2014-10-21T12:04:25Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652321418117120