Análise de questões do novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ramon Dantas da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-09082019-152155/
Resumo: Essa dissertação é o resultado da análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente o mais importante exame de seleção do ensino superior no país. O objetivo desta dissertação é fazer um tratamento quantitativo e qualitativo das questões de provas do ENEM relacionadas ao conceito de proporcionalidade. As questões das provas de 2009 a 2018 foram analisadas e estruturadas em unidades, subunidades e categorias com base na metodologia Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. A escolha do tema proporcionalidade se justifica por ser considerado uma das ideias fundamentais da Matemática e presente em situações do cotidiano e em aplicações em outras áreas. Documentos curriculares brasileiros, tais quais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo do Estado de São Paulo, destacam a importância de se tratar o conceito no ensino básico. O tema está também presente na Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Além disso, a escolha foi motivada também pelos indícios de ser um conceito bastante presente nas provas. Esperamos, com os resultados apresentados nessa dissertação, contribuir para pesquisas na área.
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