Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampeloti, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_185fc630104d9922ed90542fcf3dbf83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234146
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médioModelizaçãoEpidemiologiaEnsino de FísicaEnsino MédioTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Apresenta-se neste trabalho uma sequência de proposta didática voltada para o ensino médio utilizando a modelização como estratégia pedagógica. Inicialmente, introduz-se o conceito de modelos e ciclos de modelagem estabelecidos por Hestenes (1987) e van Buuren (2014) mostrando sua adequação às diretrizes presentes na BNCC (2017). Valendo-se da pandemia de Covid-19 como questão motivadora, foram criadas 9 aulas para modelar quatro diferentes tipos de cenários de transmissão de doenças. Durante a construção dos modelos é utilizado um software de modelagem (online e gratuito) chamado Insight Maker, que possibilita a resolução de complexas equações e permite-nos avaliar a evolução de diferentes cenários por meio de curvas epidemiológicas. Encontra-se neste trabalho, além da estruturação das aulas, um breve tutorial de uso do programa, a fundamentação teórica acerca de modelos epidemiológicos determinísticos e um conjunto de questões que constituem uma atividade a ser aplicada junto às aulas, com o objetivo de guiar a sequência didática, explorar os resultados do modelo, trazer reflexões sobre os fatores sociais pertinentes ao espalhamento de doenças e avaliar o entendimento dos alunos quanto à sequência.Florianópolis, SCSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaRampeloti, Gabriel2022-04-25T19:26:42Z2022-04-25T19:26:42Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-25T19:26:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-25T19:26:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
title Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
spellingShingle Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
Rampeloti, Gabriel
Modelização
Epidemiologia
Ensino de Física
Ensino Médio
title_short Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
title_full Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
title_fullStr Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
title_sort Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
author Rampeloti, Gabriel
author_facet Rampeloti, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampeloti, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Modelização
Epidemiologia
Ensino de Física
Ensino Médio
topic Modelização
Epidemiologia
Ensino de Física
Ensino Médio
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-25T19:26:42Z
2022-04-25T19:26:42Z
2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652167940145152