Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
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Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médioModelizaçãoEpidemiologiaEnsino de FísicaEnsino MédioTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Apresenta-se neste trabalho uma sequência de proposta didática voltada para o ensino médio utilizando a modelização como estratégia pedagógica. Inicialmente, introduz-se o conceito de modelos e ciclos de modelagem estabelecidos por Hestenes (1987) e van Buuren (2014) mostrando sua adequação às diretrizes presentes na BNCC (2017). Valendo-se da pandemia de Covid-19 como questão motivadora, foram criadas 9 aulas para modelar quatro diferentes tipos de cenários de transmissão de doenças. Durante a construção dos modelos é utilizado um software de modelagem (online e gratuito) chamado Insight Maker, que possibilita a resolução de complexas equações e permite-nos avaliar a evolução de diferentes cenários por meio de curvas epidemiológicas. Encontra-se neste trabalho, além da estruturação das aulas, um breve tutorial de uso do programa, a fundamentação teórica acerca de modelos epidemiológicos determinísticos e um conjunto de questões que constituem uma atividade a ser aplicada junto às aulas, com o objetivo de guiar a sequência didática, explorar os resultados do modelo, trazer reflexões sobre os fatores sociais pertinentes ao espalhamento de doenças e avaliar o entendimento dos alunos quanto à sequência.Florianópolis, SCSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaRampeloti, Gabriel2022-04-25T19:26:42Z2022-04-25T19:26:42Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-25T19:26:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-25T19:26:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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