Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martendal, Letícia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188827
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_e52ff01256f5c38cef330b13b5438fca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188827
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de HestenesFísicaEnsino de FísicaModelosModelizaçãoEletromagnetismoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO Neste trabalho, defende-se a estratégia de modelagem de Hestenes como uma alternativa para o ensino de Física. Optou-se pelo tratamento do eletromagnetismo, mais especificamente, da influência de um campo magnético sobre cargas em movimento, através dessa abordagem, com o tema auroras polares. Discute-se a importância da modelagem no ensino de Física como uma abordagem passível de contribuir com a formação crítica e científica dos estudantes e de promover uma imagem mais coerente da Física, uma atividade tipicamente humana, em que os cientistas buscam construir representações de fenômenos físicos reais, com diferentes graus de precisão e com contexto limitado. Uma descrição fenomenológica da formação das auroras polares desde o Sol até sua formação na atmosfera terrestre é apresentada. Constrói-se um modelo para o fenômeno, em nível de ensino médio, com descrição dos objetos, formulação matemática, soluções de casos particulares, validade e limitações, tendo como objetivo explicar a faceta de o mesmo ocorrer somente nos polos. Uma sequência didática de oito aulas é produzida, com o modelo como base, discutindo-se o papel dos modelos na produção do conhecimento científico, e enfatizando-se a relação vetorial entre a velocidade da carga, o campo magnético do meio e a força sofrida pela mesma. A aplicação é feita em uma turma de 3° ano de ensino médio técnico integrado do curso de Eletroeletrônica do IFC Campus Videira. Por fim, faz-se uma reflexão fundamentada no corpo teórico da proposta de Hestenes, mediando pesquisa em ensino e prática pedagógica, apontando as potencialidades e as dificuldades do módulo. Palavras-chave: Modelos. Modelização. Eletromagnetismo. Auroras Polares. Ensino de Física.ABSTRACT In this work, the modeling strategy of Hestenes is defended as an alternative to the physics teaching. It was chosen by the treatment of the electromagnetism, more specifically, of the inlfuence of a magnetic field on moving charges, through this approach, with the polar auroras theme. The importance of modeling in the physics teaching is discussed as an approach likely to contribute to critical and scientific training, and promote a more coherent picture of physics, a typically human activity in which scientists seek to construct representations of real physical phenomena with varying degrees of precision and limited context. A phenomenological description of the formation of the polar auroras since the Sun until its formation in the terrestrial atmosphere is presented. A model for the phenomenon is construted, at the secondary level, with description of the objects, mathematical formulation, solutions of particular cases, validity and limitations, with the purpose of explaining the facet of it occurring only at the poles. A didactic sequence of eight classes is produced, with the model as the basis, discussing the role of models in the production of the scientific knowledge, and emphasizing the vectorial relation between the velocity of the charge, the magnetic field of the medium and the force suffered by the same. The application is made in a 3rd year technical high school integrated class of the course of Eletroelectronics of the IFC Campus Videira. Finally, a reflection based on the theoretical body of Hestenes's proposal is made, mediating research in teaching and pedagogical practice, pointing out the potentialities and difficulties of the module. Keywords: Models. Modeling. Electromagnetism. Polar Auroras. Physics teaching.FlorianópolisSantos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaMartendal, Letícia2018-08-03T21:01:35Z2018-08-03T21:01:35Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis127 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-03T21:01:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-03T21:01:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
title Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
spellingShingle Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
Martendal, Letícia
Física
Ensino de Física
Modelos
Modelização
Eletromagnetismo
title_short Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
title_full Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
title_fullStr Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
title_sort Uma proposta para o ensino de força magnética sobre cargas com o tema auroras polares orientada pela teoria de modelagem de Hestenes
author Martendal, Letícia
author_facet Martendal, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martendal, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino de Física
Modelos
Modelização
Eletromagnetismo
topic Física
Ensino de Física
Modelos
Modelização
Eletromagnetismo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T21:01:35Z
2018-08-03T21:01:35Z
2018-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188827
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652391288930304