Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nied, Thaysa Natacha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182293
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
id UFSC_18c8af7bdb715c48d84f6d678581cdae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182293
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino FundamentalEducação ambientalResíduos plásticosDescarte corretoMicroplásticosTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.Práticas educativas permitem estabelecer mecanismos para desenvolver estratégias, repensar ações, debater em sala, estimular no aluno a liberdade de criar. Os materiais plásticos são produzidos de forma acelerada para atender as mais diversas finalidades. Esses plásticos se fragmentam e se desintegram, chegando aos oceanos na forma de micropartículas, que estão entre os contaminantes mais prejudiciais que inundam os mares. Assim sendo, buscou-se propor métodos de incluir nas práticas educativas ações envolvendo os microplásticos. Diante disto, este trabalho relata um estudo de ação-reflexão que resulta em novas atividades educativas na disciplina de Ciências. Tendo como objetivo ampliar e refletir ações pedagógicas de práticas educativas ambientais engajadas com o ensino de Ciências, realizaram-se palestras de conscientização sobre a importância de reciclar e descartar corretamente os objetos que não serão mais utilizados. As atividades realizadas abordaram os temas propostos por meio de vídeos e pesquisas na mídia. Para colocar em prática as ações pedagógicas realizadas implantou-se a inserção de coleta seletiva na escola para recolher produtos plásticos em desuso e dar o destino correto. As práticas educativas realizadas permitiram observar um grande entusiasmo dos alunos do nono ano em disseminar para as demais turmas da escola os conhecimentos adquiridos, constatando uma aprendizagem mais ativa perante o conteúdo proposto. Observou-se de um modo geral, que os alunos se envolveram ativamente com o que lhes foi proposto. Após o processo de confecção dos coletores, os alunos procuravam em seus materiais escolares objetos que não funcionavam mais, para depositarem nos locais indicados de descarte correto.Educational practices allow establishing mechanisms for developing strategies, rethinking actions, debating in the classroom, encouraging the student the freedom to create. The plastic materials are produced in an accelerated way to serve the most diverse purposes. These plastics fragment and disintegrate, reaching the oceans in the form of microparticles, which are among the most damaging contaminants that flood the seas. Therefore, we tried to propose methods to include in the educational practices actions involving microplastics. In view of this, this work reports an action-reflection study that results in new educational activities in the discipline of Sciences. With the objective of broadening and reflecting pedagogical actions of environmental education practices engaged in the teaching of science, there was an awareness lecture about the importance of correctly recycling and discarding objects that will no longer be used. The activities carried out addressed the themes proposed through videos and media research. In order to put into practice the pedagogical actions carried out, the insertion of selective collection in the school was implemented to collect plastic products in disuse and to give the correct destination. The educational practices made it possible to observe a great enthusiasm of the ninth grade students in disseminating the acquired knowledge to the other classes of the school, noting a more active learning regarding the proposed content. It was generally observed that students were actively involved with what was proposed to them. After the collectors are made, the students search their school materials for objects that no longer work, to deposit in the indicated places of correct disposal.Joinville, SCRecouvreux, Derce de Oliveira SouzaTrindade, Elizabeth Cristine AdamUniversidade Federal de Santa CatarinaNied, Thaysa Natacha2017-12-15T14:03:31Z2017-12-15T14:03:31Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis22 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182293porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-15T14:03:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182293Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-15T14:03:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
title Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
spellingShingle Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
Nied, Thaysa Natacha
Educação ambiental
Resíduos plásticos
Descarte correto
Microplásticos
title_short Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
title_full Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
title_fullStr Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
title_sort Implementação de Ação Educativa de Educação Ambiental Envolvendo Microplásticos para Estudantes do Ensino Fundamental
author Nied, Thaysa Natacha
author_facet Nied, Thaysa Natacha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Recouvreux, Derce de Oliveira Souza
Trindade, Elizabeth Cristine Adam
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nied, Thaysa Natacha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Resíduos plásticos
Descarte correto
Microplásticos
topic Educação ambiental
Resíduos plásticos
Descarte correto
Microplásticos
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Ciência e Tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T14:03:31Z
2017-12-15T14:03:31Z
2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182293
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415767937024