Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peters, Leila Lira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92692
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.
id UFSC_18d5334e8c9324273b99ab56193a6e11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92692
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPeters, Leila LiraZanella, Andrea VieiraBrougere, Gilles2012-10-24T11:16:15Z2012-10-24T11:16:15Z2012-10-24T11:16:15Z275057http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92692Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.Esta tese visa compreender como se constitui o brincar numa brinquedoteca escolar. Isto através da análise das significações atribuídas ao brincar e à brinquedoteca, das experiências e das aprendizagens nela vivenciadas e das contribuições destas ao processo de formação dos sujeitos. Ela aborda os paradoxos do brincar na escola e as contradições existentes entre o brincar como um direito e as suas (im)possibilidades na atualidade. Ela se fundamenta nos princípios do brincar (Brougère, 2005) e na compreensão da constituição humana, de aprendizagem e do brincar na psicologia histórico-cultural. A pesquisa teve como sujeitos os alunos de 1a a 4a série, que freqüentam a brinquedoteca no horário de aula, e a equipe pedagógica de uma escola municipal de Florianópolis, Brasil. E teve como fonte de informações: entrevistas, documentos concernentes à brinquedoteca e aos alunos, um questionário enviado às famílias, registros em vídeo do cotidiano da brinquedoteca e de uma formação sobre o brincar. As análises de indícios (Ginzburg, 1980) e de discurso (Bakhtin/Volochínov, 1999) evidenciaram as múltiplas vozes sociais no discurso dos sujeitos e traduziram suas concepções sobre o brincar, como uma atividade livre e dirigida, e sobre a brinquedoteca escolar, como um local de aprendizagens. As análises mostraram também as contradições e as tensões advindas do movimento de controle e de resistência, tanto do trabalho dos adultos quanto do brincar das crianças. Elas permitiram colocar em evidência experiências enriquecedoras e aprendizagens formadoras para todos os sujeitos. Mesmo se às vezes estas parecem incompatíveis tanto com as especificidades das brinquedotecas quanto com os objetivos escolares, freqüentemente deles se aproximaram e, por vezes, também os ultrapassaram.This thesis aims at understanding how play is structured in a school toy-library. This is possible through the analysis of the meaning given to both play and the toy-library, as well as the learning experiences acquired there and the contribution of these experiences to the process of subject formation. It also deals with the paradoxes of the act of playing at school and the contradictions between the play as a right and its (im)possibilities nowadays. This work is based on the principles of play (Brougère, 2005) and on the understanding of human constitution, of learning processes and the act of playing according to historical-cultural psychology. This research used, as subjects, students from primary school who attended the toy-library during school hours and its pedagogical team from a state school in Florianópolis, Brazil. As part of the database, we also find interviews, documents concerning the toy-library and the students in addition to a questionnaire sent to the families and video recordings of the daily routine of the toy-library and of a training course about play. The Analysis of Indicators (Ginzburg, 1980) and of discourse (Bakhtin/Volochínov, 1999) showed the multiple social voices in the discourse of the subjects and translated their views of play as being both a free and controlled activity and the toy-library as a place to learn. The analysis also revealed the contradictions and tensions resulting from the movement of control and resistance, both from the adult work and the children's play. They also pointed out that that these experiences were enriching and formative for all the subjects. Even though these experiences sometimes seemed incompatible with the specifics of toy-libraries or school objectives, they were frequently in tandem with, or even surpassed them.286 f.| il., grafs., tabs.porPsicologiaFlorianopolis (SC)BrinquedotecasBrincarEscolasFlorianopolis (SC)AprendizagemBrincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL275057.pdfapplication/pdf2311690https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/1/275057.pdfff2eb6bb8d8d20901638fc098a37926aMD51TEXT275057.pdf.txt275057.pdf.txtExtracted Texttext/plain676370https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/2/275057.pdf.txt7e01afaae9b6606e18865594326cb58bMD52THUMBNAIL275057.pdf.jpg275057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/3/275057.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/926922013-05-04 10:20:45.535oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:20:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
title Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
spellingShingle Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
Peters, Leila Lira
Psicologia
Florianopolis (SC)
Brinquedotecas
Brincar
Escolas
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
title_short Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
title_full Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
title_fullStr Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
title_full_unstemmed Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
title_sort Brincar para quê? escola é lugar de aprender!: estudo de caso de uma brinquedoteca no contexto escolar
author Peters, Leila Lira
author_facet Peters, Leila Lira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Peters, Leila Lira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanella, Andrea Vieira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Brougere, Gilles
contributor_str_mv Zanella, Andrea Vieira
Brougere, Gilles
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Florianopolis (SC)
Brinquedotecas
Brincar
Escolas
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
topic Psicologia
Florianopolis (SC)
Brinquedotecas
Brincar
Escolas
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T11:16:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-24T11:16:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-24T11:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92692
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 275057
identifier_str_mv 275057
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 286 f.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/1/275057.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/2/275057.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/92692/3/275057.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff2eb6bb8d8d20901638fc098a37926a
7e01afaae9b6606e18865594326cb58b
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805229696712704