Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kagueiama, Heitor Azuma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198985
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.
id UFSC_19256a48533927009bc7dcdc27f5bcb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198985
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKagueiama, Heitor AzumaDias, Acires2019-07-25T12:25:54Z2019-07-25T12:25:54Z2018357737https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198985Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.Áreas de engenharia como aeroespacial, nuclear, petroquímica e comunicação envolvem sistemas complexos portadores de grande quantidade de energia. Nessas áreas é premissa de projeto a análise e identificação dos diferentes cenários operacionais e de falhas visando garantir a confiabilidade, aumentar a segurança e reduzir os riscos de acidentes. Considerando estes sistemas, o foco deste trabalho está nos cenários que envolvem as falhas ocultas. Normalmente atribuídas a falhas em sensores e componentes redundantes, as falhas ocultas não são percebidas imediatamente após sua ocorrência, pois não alteram o comportamento do sistema. Um componente redundante em falha, ou um atuador normalmente desligado são alguns exemplos de componentes sujeitos a falhas ocultas. Nesses casos, a falha só é percebida quando há a demanda pelo funcionamento do componente, podendo expor o sistema a cenários críticos dependendo do momento em que os componentes são demandados. O objetivo geral do trabalho é desenvolver um método que permita identificar falhas ocultas, os cenários de combinação de eventos que as caracterizam, avaliar a probabilidade de ocorrência desses cenários e seus impactos sobre a operação de sistemas. Para avaliar a solução proposta foi realizada a análise do sistema de combustível de aviões de caça, especificamente do tanque coletor, sob diferentes condições de voo: normal, invertido em manobra e invertido sustentado. O tanque coletor é composto por válvulas cuja função é reter combustível suficiente para executar manobras sob gravidade negativa, sendo a falha na alimentação de combustível durante a execução dessas manobras potencialmente catastrófica. Utilizando o método de Monte Carlo são obtidas amostras aleatórias de padrões de voo e ocorrência de falha que permitem verificar os cenários que resultam em falhas catastróficas do sistema ao longo do seu ciclo de vida pela falta de combustível no tanque coletor. Enquanto resultados, apresentam-se diferentes cenários de voo nos quais a aeronave está exposta a falhas ocultas, para descrever alternativas de projeto com vista a caracterizar e reduzir os riscos decorrentes destas falhas. É possível, por exemplo, evidenciar o comportamento do sistema sob diferentes condições de voo e verificar a influência que o uso de componentes diferentes no projeto do tanque tem sobre o volume de combustível disponível para a execução de manobras dentro de uma missão. Torna-se evidente a importância de combinar a ocorrência de falha com a operação do sistema para avaliar a exposição aos riscos.Abstract : Airspace, nuclear, chemical and communications engineering involve complex systems that carry great amount of energy. It is a design goal to analyse these systems and identify different operation and failure scenarios to garantee the reliability, increase safety and reduce risks. Given the complexity of such systems, this thesis focus on the scenarios that involve hidden failures. Usually these failures are attibuted to sensors and redundant components and are not detected because they don't have an emediate effect over the system behavior. A redundant component that fails, or an electric actuator that is normally off are two examples of components that are subjects to hidden failures. In these cases the failure is only detected once the components are demanded to become active, which might expose the system to critical scenarios depending on the moment that these transitions are demanded. The main goal of this thesis is the development of a method that allows the identification of hidden failure, the combination of events that characterize them, evaluate the occurrence probability and the impact over the system operation. To evaluate the proposed solution, combat aircraft fuel systems are analysed, specifically the colector tank, under different flight conditions: inverted, inverted during maneuvers, and sustained inverted. The collector tank has a set of flapper check valves that retain enough fuel to execute negative g maneuvers, and failues in the engine feed during these maneuvers are potencially catastrophic. Monte Carlo method is used for sampling flight profiles and failure times allowing the analysis of the scenarios that result in accidents throughout the system life cycle. As a result, different flight scenarios are described when the aircraft is exposed to risk scenarios, in order to identify design alternatives to reduce the risk exposure. As an example, it is possible to simulate the system behavior using different components and check how the fuel volume behaves during the maneuvers. Is becomes clear that it is necessary to combine failure occurence and the system operation to evaluate the risk exposure when it comes to hidden failures, instead of just using traditional reliability approaches that relates hidden failures only to redundant systems.173 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia mecânicaFalha de sistema (Engenharia)Confiabilidade (Engenharia)Avaliação de riscosProjeto de sistemasMétodo de caracterização e análise de cenários de falhas ocultasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEMC1890-T.pdfPEMC1890-T.pdfapplication/pdf7584530https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198985/-1/PEMC1890-T.pdf10f870b9a528bc313f99e20a8416e30aMD5-1123456789/1989852019-07-25 09:25:55.09oai:repositorio.ufsc.br:123456789/198985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:25:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
title Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
spellingShingle Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
Kagueiama, Heitor Azuma
Engenharia mecânica
Falha de sistema (Engenharia)
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Projeto de sistemas
title_short Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
title_full Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
title_fullStr Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
title_full_unstemmed Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
title_sort Método de caracterização e análise de cenários de falhas ocultas
author Kagueiama, Heitor Azuma
author_facet Kagueiama, Heitor Azuma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kagueiama, Heitor Azuma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Acires
contributor_str_mv Dias, Acires
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia mecânica
Falha de sistema (Engenharia)
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Projeto de sistemas
topic Engenharia mecânica
Falha de sistema (Engenharia)
Confiabilidade (Engenharia)
Avaliação de riscos
Projeto de sistemas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-25T12:25:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-25T12:25:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198985
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 357737
identifier_str_mv 357737
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/198985/-1/PEMC1890-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10f870b9a528bc313f99e20a8416e30a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805338687799296