Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipriano, Aline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189498
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2017.
id UFSC_19784ee8b479737bc4de0019c65f7eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189498
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCipriano, AlineSzortyka, Márcia Martins2018-09-01T04:02:52Z2018-09-01T04:02:52Z2017353787https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189498Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2017.A presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à contextualização e a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, física e química. Fundamentada na teoria Histórico Social de Lev Vygotsky, visa possibilitar a construção de conhecimento através da relação dos conceitos de física e química, trabalhados em sala de aula com tecnologias baseadas na luz, a partir da técnica de grupo focal. Para tal, foi desenvolvido um Produto Interdisciplinar Didático composto por um esquema de funcionamento do espectrofotômetro UV visível com a plataforma Arduino, que estará inclusa no Manual de Apoio ao Professor (Apêndice A). O Manual poderá ser utilizado como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem para professores de física e química, objetivando minimizar a dificuldade dos alunos em relacionar os conceitos teóricos e seus respectivos fenômenos com a realidade norteadora. A pesquisa educacional foi efetivada, em uma escola particular de ensino, no Município de Criciúma/SC, no início de 2017. Resultados satisfatórios foram obtidos a partir das diferentes interações que fizeram parte dos processos intrapessoal e interpessoal de aprendizagem.Abstract : The present work will address a sequence of educational procedures focused on the contextualization and interdisciplinarity between the curricular components, physical and chemical. Based on the Social History theory of Lev Vygotsky, it aims to enable the construction of knowledge, through the relationship of the concepts of physics and chemistry, worked in the classroom, with technologies based on light, based on the focus group technique. For that, an Interdisciplinary Didactic Product was developed, consisting of a working scheme of the UV spectrophotometer visible with the Arduino platform, which will be included in the Teacher Support Manual (Appendix A). The Manual can be used as a didactic tool in the teaching-learning process for teachers of physics and chemistry, aiming to minimize the difficulty of students in relating the theoretical concepts and their respective phenomena to the guiding reality. Educational research was carried out at a school in the state school system in the city of Criciúma / SC, at the beginning of 2017. Satisfactory results were obtained from the different interactions that were part of the intrapersonal and interpersonal learning processes.116 p.| il., gráfs., tabs.porFísicaEspectrofotometriaÓpticaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoQuímicaTecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-A0010-D.pdfPPEF-A0010-D.pdfapplication/pdf2060127https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/189498/-1/PPEF-A0010-D.pdf5a02561ca8fd1399811b5418918fe8ceMD5-1123456789/1894982018-09-01 01:02:53.056oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189498Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T04:02:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
title Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
spellingShingle Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
Cipriano, Aline
Física
Espectrofotometria
Óptica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Química
title_short Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
title_full Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
title_fullStr Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
title_full_unstemmed Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
title_sort Tecnologias baseadas na luz: abordagem contextualizada e interdisciplinar entre física e química
author Cipriano, Aline
author_facet Cipriano, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipriano, Aline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szortyka, Márcia Martins
contributor_str_mv Szortyka, Márcia Martins
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Física
Espectrofotometria
Óptica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Química
topic Física
Espectrofotometria
Óptica
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Química
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-01T04:02:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-01T04:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189498
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 353787
identifier_str_mv 353787
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/189498/-1/PPEF-A0010-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a02561ca8fd1399811b5418918fe8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805346238595072