Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krebs, Jaqueline Teresinha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214442
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
id UFSC_f8db886e5bac49cf6952dd8c60792a83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214442
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKrebs, Jaqueline TeresinhaSzortyka, Márcia Martins2020-10-21T21:05:23Z2020-10-21T21:05:23Z2019364636https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214442Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.Este trabalho apresenta a aplicação de uma Sequência Didática e o planejamento de um Material de Apoio ao Professor de Física para o Ensino Médio, enfatizando a interdisciplinaridade com a disciplina de Biologia. Tem como tema central a ?Óptica da visão? privilegiando conteúdos como leis da refração e lentes esféricas. O desenvolvimento da sequência didática aconteceu numa escola particular da cidade de Erechim/RS. O objetivo foi analisar a viabilidade de aplicação da metodologia, seguindo o conteúdo programático, priorizando a consolidação da interdisciplinaridade e ampliando a possibilidade de o aluno ingressar no ENEM ou em qualquer outro exame de vestibular. O aprofundamento do conteúdo em sala de aula aconteceu através de experimentos, resolução de questões de vestibulares, vídeos e trabalhos em grupo. A explicitação de aspectos presentes nessa atividade, mostra algumas possibilidades metodológicas para o desenvolvimento de uma prática pedagógica interdisciplinar. Sendo assim, a ideia central dessa pesquisa é prover o professor de um material de apoio de qualidade, e que ele consiga adaptar conforme o cenário da sua rotina escolar.<br>Abstract : The current paper presents the appliance of a Teaching Sequence and the planning of the High School Physics Teacher Support Supply, emphasizing the interdisciplinary with the Biology field. Having as central issue the ?Optical of Vision? favoring contents such as the refraction laws and the spherical lenses. The teaching sequence development took place in a private school from the city of Erechim/RS. The aim was to analyze the methodology application viability, following the syllabus contents, prioritizing the interdisciplinary consolidation and expanding the possibility of the students applying to ENEM or any other CEE (College Entrance Examination) test. The further development of the contents in the classroom occurred throughout the resolution of CEE questions, videos and group projects The explanation of the aspects stated in this activity show some methodologic possibilities for the development of an interdisciplinary pedagogic practice. Therefore, the core idea of the research is to supply the teacher of a quality support material and that he or she be capable of adapting it according to the scenery of their teaching routine.235 p.| il.porFísicaAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoÓpticaToxoplasmoseComo a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-A0017-D.pdfPPEF-A0017-D.pdfapplication/pdf9891852https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214442/-1/PPEF-A0017-D.pdfac999c50b018ebed02b41812ddeacb61MD5-1123456789/2144422020-10-21 18:05:24.038oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214442Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
title Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
spellingShingle Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
Krebs, Jaqueline Teresinha
Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Óptica
Toxoplasmose
title_short Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
title_full Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
title_fullStr Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
title_full_unstemmed Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
title_sort Como a toxoplasmose elemento motivador para o estudo da óptica e o sentido da visão
author Krebs, Jaqueline Teresinha
author_facet Krebs, Jaqueline Teresinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Krebs, Jaqueline Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szortyka, Márcia Martins
contributor_str_mv Szortyka, Márcia Martins
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Óptica
Toxoplasmose
topic Física
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Óptica
Toxoplasmose
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:05:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:05:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214442
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 364636
identifier_str_mv 364636
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214442/-1/PPEF-A0017-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac999c50b018ebed02b41812ddeacb61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804999072907264