Cirurgiões-dentistas e o marketing de serviços em saúde
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121059 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Odontologia |
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Universidade Federal de Santa CatarinaKühnen, Camila HübbeRibeiro, Dayane Machado2014-07-02T23:38:30Z2014-07-02T23:38:30Z2011298024https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121059TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Curso de OdontologiaIntrodução - O mercado de trabalho em Odontologia no Brasil está cada vez mais difícil. Para que os profissionais consigam aumentar sua atuação nesse mercado altamente competitivo torna-se necessário conhecimentos de administração, gerenciamento e marketing. Sendo assim, o estudo objetivou avaliar a utilização das ferramentas de marketing pelos cirurgiões-dentistas. Materiais e Métodos - A população de estudo foi composta por 138 cirurgiões-dentistas responsáveis-técnicos pelas clínicas odontológicas cadastradas no CRO em Florianópolis - SC. Através do Cálculo de Amostra para Universos Finitos (para amostragem aleatória simples) e subtraindo-se as desistências foi definido o tamanho da amostra (n = 90).O método de aplicação dos questionários foi realizado através de entrevista pessoal/ contato direto, no qual o pesquisador aplicou o questionário aos entrevistados-alvo. Os dados quantitativos foram tabulados e processados no software de pesquisa Sphinx - versão 5.0, e analisados no programa Excel. Resultados - Avaliou-se características de localização para análise da ferramenta de marketing Praça: apenas 12,2% realizaram Pesquisa de Mercado previamente à escolha do local. Quanto a ferramenta Preço: somente 35,6% trabalham com cartão de crédito/débito. A ferramenta Promoção foi avaliada através da utilização de materiais de divulgação e 23,3% não utilizam. Com relação à opinião dos cirurgiões-dentistas sobre o que prevê o Código de Ética Odontológico para comunicação visual das clínicas, a maioria (42,2%) desconhece o próprio Código. A maioria dos entrevistados associou marketing à divulgação e propaganda. Conclusões - Concluiu-se, portanto, que os cirurgiões-dentistas não estão utilizando as ferramentas de marketing de forma adequada e não possuem conhecimento sobre o assunto.FlorianópolisOdontologiaMarketingDentistasCirurgiões-dentistas e o marketing de serviços em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL298024.pdfapplication/pdf1692211https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121059/1/298024.pdffb8c9ddce0cf063163c5f384e8ac96eeMD51TEXT298024.pdf.txt298024.pdf.txtExtracted texttext/plain77640https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121059/2/298024.pdf.txte033624e31f988baa4ddb2c62e619535MD52123456789/1210592014-07-13 00:05:39.955oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121059Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-13T03:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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