PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTTAN, ELISABETE RABALDO
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: VITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUS, URIARTE NETO, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204
Resumo: Objetivo: Investigar como cirurgiões-dentistas, que atuam no serviço público, descrevem o perfil profissional de um dentista ideal e se o serviço público possibilita a efetivação deste perfil. Método: Estudo com abordagem qualitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas de duas cidades situadas no litoral norte do estado de Santa Catarina. O conceito sobre dentista ideal foi obtido a partir do Teste de Associação Livre de Ideias (ALI). A organização e a interpretação dos dados foram efetuadas com base na técnica da análise de conteúdo, mediante quatro categorias de análise. Resultados: A maioria dos sujeitos investigados era do gênero masculino, com idade entre 31 e 39 anos e atuava na Atenção Básica. O tempo de atuação no serviço público variou de 4 meses a 26 anos. Foram consideradas para fins de análise 106 evocações. As categorias mais evidenciadas foram: ‘Formação profissional’ e ‘Habilidades sociais e interpessoais’, seguidas pelas categorias ‘Ética’ e ‘Habilidades para o Serviço Público’. Na indagação sobre se o serviço público possibilita a efetivação do perfil do CD ideal, a maioria afirmou que parcialmente, em decorrência da falta de adequadas condições de trabalho e da excessiva burocracia. Conclusão: A descrição de um CD ideal para o grupo investigado está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional e aos aspectos éticos. A prática deste perfil, por vezes, fica inviabilizada em função das condições de trabalho e da burocracia do serviço público.
id USCS-3_e0bfaa07f11de06484d72e9d9112c3b2
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2204
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.Condutas na prática dos dentistasRelações dentista-pacienteRecursos humanos em odontologia.Objetivo: Investigar como cirurgiões-dentistas, que atuam no serviço público, descrevem o perfil profissional de um dentista ideal e se o serviço público possibilita a efetivação deste perfil. Método: Estudo com abordagem qualitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas de duas cidades situadas no litoral norte do estado de Santa Catarina. O conceito sobre dentista ideal foi obtido a partir do Teste de Associação Livre de Ideias (ALI). A organização e a interpretação dos dados foram efetuadas com base na técnica da análise de conteúdo, mediante quatro categorias de análise. Resultados: A maioria dos sujeitos investigados era do gênero masculino, com idade entre 31 e 39 anos e atuava na Atenção Básica. O tempo de atuação no serviço público variou de 4 meses a 26 anos. Foram consideradas para fins de análise 106 evocações. As categorias mais evidenciadas foram: ‘Formação profissional’ e ‘Habilidades sociais e interpessoais’, seguidas pelas categorias ‘Ética’ e ‘Habilidades para o Serviço Público’. Na indagação sobre se o serviço público possibilita a efetivação do perfil do CD ideal, a maioria afirmou que parcialmente, em decorrência da falta de adequadas condições de trabalho e da excessiva burocracia. Conclusão: A descrição de um CD ideal para o grupo investigado está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional e aos aspectos éticos. A prática deste perfil, por vezes, fica inviabilizada em função das condições de trabalho e da burocracia do serviço público.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/220410.13037/rbcs.vol12n40.2204Journal of Health Care; Vol. 12 No. 40 (2014); 42-47Revista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 40 (2014); 42-472359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204/1544BOTTAN, ELISABETE RABALDOVITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUSURIARTE NETO, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T21:26:54Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2204Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-05-23T21:26:54Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
spellingShingle PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
BOTTAN, ELISABETE RABALDO
Condutas na prática dos dentistas
Relações dentista-paciente
Recursos humanos em odontologia.
title_short PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_full PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_fullStr PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_full_unstemmed PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
title_sort PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
author BOTTAN, ELISABETE RABALDO
author_facet BOTTAN, ELISABETE RABALDO
VITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUS
URIARTE NETO, Mário
author_role author
author2 VITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUS
URIARTE NETO, Mário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTTAN, ELISABETE RABALDO
VITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUS
URIARTE NETO, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Condutas na prática dos dentistas
Relações dentista-paciente
Recursos humanos em odontologia.
topic Condutas na prática dos dentistas
Relações dentista-paciente
Recursos humanos em odontologia.
description Objetivo: Investigar como cirurgiões-dentistas, que atuam no serviço público, descrevem o perfil profissional de um dentista ideal e se o serviço público possibilita a efetivação deste perfil. Método: Estudo com abordagem qualitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas de duas cidades situadas no litoral norte do estado de Santa Catarina. O conceito sobre dentista ideal foi obtido a partir do Teste de Associação Livre de Ideias (ALI). A organização e a interpretação dos dados foram efetuadas com base na técnica da análise de conteúdo, mediante quatro categorias de análise. Resultados: A maioria dos sujeitos investigados era do gênero masculino, com idade entre 31 e 39 anos e atuava na Atenção Básica. O tempo de atuação no serviço público variou de 4 meses a 26 anos. Foram consideradas para fins de análise 106 evocações. As categorias mais evidenciadas foram: ‘Formação profissional’ e ‘Habilidades sociais e interpessoais’, seguidas pelas categorias ‘Ética’ e ‘Habilidades para o Serviço Público’. Na indagação sobre se o serviço público possibilita a efetivação do perfil do CD ideal, a maioria afirmou que parcialmente, em decorrência da falta de adequadas condições de trabalho e da excessiva burocracia. Conclusão: A descrição de um CD ideal para o grupo investigado está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional e aos aspectos éticos. A prática deste perfil, por vezes, fica inviabilizada em função das condições de trabalho e da burocracia do serviço público.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204
10.13037/rbcs.vol12n40.2204
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol12n40.2204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204/1544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 12 No. 40 (2014); 42-47
Revista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 40 (2014); 42-47
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260902772736