PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Atenção à Saúde |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204 |
Resumo: | Objetivo: Investigar como cirurgiões-dentistas, que atuam no serviço público, descrevem o perfil profissional de um dentista ideal e se o serviço público possibilita a efetivação deste perfil. Método: Estudo com abordagem qualitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas de duas cidades situadas no litoral norte do estado de Santa Catarina. O conceito sobre dentista ideal foi obtido a partir do Teste de Associação Livre de Ideias (ALI). A organização e a interpretação dos dados foram efetuadas com base na técnica da análise de conteúdo, mediante quatro categorias de análise. Resultados: A maioria dos sujeitos investigados era do gênero masculino, com idade entre 31 e 39 anos e atuava na Atenção Básica. O tempo de atuação no serviço público variou de 4 meses a 26 anos. Foram consideradas para fins de análise 106 evocações. As categorias mais evidenciadas foram: ‘Formação profissional’ e ‘Habilidades sociais e interpessoais’, seguidas pelas categorias ‘Ética’ e ‘Habilidades para o Serviço Público’. Na indagação sobre se o serviço público possibilita a efetivação do perfil do CD ideal, a maioria afirmou que parcialmente, em decorrência da falta de adequadas condições de trabalho e da excessiva burocracia. Conclusão: A descrição de um CD ideal para o grupo investigado está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional e aos aspectos éticos. A prática deste perfil, por vezes, fica inviabilizada em função das condições de trabalho e da burocracia do serviço público. |
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PERFIL PROFISSIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA EM ATUAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A VISÃO DE UM GRUPO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS.Condutas na prática dos dentistasRelações dentista-pacienteRecursos humanos em odontologia.Objetivo: Investigar como cirurgiões-dentistas, que atuam no serviço público, descrevem o perfil profissional de um dentista ideal e se o serviço público possibilita a efetivação deste perfil. Método: Estudo com abordagem qualitativa. A população-alvo constou de cirurgiões-dentistas de duas cidades situadas no litoral norte do estado de Santa Catarina. O conceito sobre dentista ideal foi obtido a partir do Teste de Associação Livre de Ideias (ALI). A organização e a interpretação dos dados foram efetuadas com base na técnica da análise de conteúdo, mediante quatro categorias de análise. Resultados: A maioria dos sujeitos investigados era do gênero masculino, com idade entre 31 e 39 anos e atuava na Atenção Básica. O tempo de atuação no serviço público variou de 4 meses a 26 anos. Foram consideradas para fins de análise 106 evocações. As categorias mais evidenciadas foram: ‘Formação profissional’ e ‘Habilidades sociais e interpessoais’, seguidas pelas categorias ‘Ética’ e ‘Habilidades para o Serviço Público’. Na indagação sobre se o serviço público possibilita a efetivação do perfil do CD ideal, a maioria afirmou que parcialmente, em decorrência da falta de adequadas condições de trabalho e da excessiva burocracia. Conclusão: A descrição de um CD ideal para o grupo investigado está vinculada a um atendimento humanizado aliado a uma qualificada formação profissional e aos aspectos éticos. A prática deste perfil, por vezes, fica inviabilizada em função das condições de trabalho e da burocracia do serviço público.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/220410.13037/rbcs.vol12n40.2204Journal of Health Care; Vol. 12 No. 40 (2014); 42-47Revista de Atenção à Saúde; v. 12 n. 40 (2014); 42-472359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2204/1544BOTTAN, ELISABETE RABALDOVITORETTI, ALEXSSANDRA DE JESUSURIARTE NETO, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T21:26:54Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/2204Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2014-05-23T21:26:54Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
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