Alfabetização na escola de educação básica pública: aspectos do ensino e da aprendizagem para a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Meirielle Tainara de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187567
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
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spelling Alfabetização na escola de educação básica pública: aspectos do ensino e da aprendizagem para a formação de leitoresLingüísticaAlfabetizaçãoLeituraLeitoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.A pesquisa de mestrado Alfabetização na escola de educação básica pública: aspectos do ensino e da aprendizagem para a formação de leitores visou investigar se os objetivos traçados para o primeiro ano do ensino fundamental no que tange o ensino de leitura são alcançados; e se contextos de ensino distintos, que assumem alicerçar a alfabetização no mesmo livro didático, podem estar relacionados a diferenças no desempenho em leitura dos(as) estudantes. A fim de responder às perguntas da pesquisa, hipotetizou-se que i) os objetivos estabelecidos para o primeiro ano do ensino fundamental, no que tange à alfabetização, são alcançados, desde que haja sistematização do ensino com foco no objeto a ser aprendido: o sistema de escrita alfabético do português, seus princípios, usos e funções; ii) diferentes contextos e abordagens de ensino acarretam desempenhos distintos em leitura inicial dos(as) estudantes; e que iii) o livro didático exerce influência no desempenho em leitura dos(as) leitores(as) iniciais. Para conduzir a pesquisa, foram participantes desta: vinte e duas crianças em processo inicial de alfabetização, e quatro professoras envolvidas diretamente no processo de ensino e aprendizagem nas duas turmas selecionadas do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública estadual catarinense de educação, cujas características gerais são semelhantes (baixo Ideb) e que assumiram utilizar o mesmo livro didático no primeiro ano. A fim de testar as hipóteses, foram aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: 1) pré e pós-teste de consciência fonêmica e de leitura com os(as) estudantes; 2) entrevista semiestruturada e questionário de perfil profissional com as professoras; 3) observação das aulas; e 5) análise do livro didático. Os resultados obtidos a partir da coleta e análise dos dados provenientes de estudantes e professoras em seus contextos escolares, bem como a análise do livro didático e seu (não) uso em sala de aula, apontam para uma não promoção do ensino inicial da leitura, em decorrência da não sistematização do ensino do sistema de escrita alfabético, mesmo em se tratando de contextos distintos de ensino.Abstract : This masters study, entitled "Literacy in the public school: aspects of teaching and learning for the formation of readers" aimed to investigate if the objectives set for the first year of elementary school in concerns the teaching of reading are achieved; and if different teaching contexts, which assume the basis of literacy in the same textbook, may be related to differences in reading performance of students. In order to answer the research questions, it was hypothesized that i) the objectives established for the first year of elementary education, regarding literacy, are reached, provided that there is systematization of education focused on the object to be learned: Portuguese alphabetical writing system, its principles, uses and functions; ii) different contexts and teaching approaches lead to different performances in the initial reading of the students; and iii) that the textbook influences the reading performance of the initial readers. To conduct the research, participants were: twenty-two children in the initial literacy process, and the four teachers directly involved in the teaching and learning process in two classes selected from the first year of primary education in the Santa Catarina state public education network, whose characteristics general are similar and who assumed to use the same textbook in the first year. In order to test the research hypotheses, the following data collection instruments were applied: 1) pre and post-test of phonemic awareness and reading with the students; 2) semi-structured interview and professional profile questionnaire with the teachers; 3) observation of classes; and 5) analysis of the textbook. The results obtained from the collection and analysis of the data coming from students and teachers in their school contexts, as well as the analysis of the didactic book and its (non) use in the classroom, point to a non promotion of the initial reading, due to the non systematization of teaching the alphabetical writing system, even in the case of distinct teaching contexts.Souza, Ana Cláudia deUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Meirielle Tainara de2018-06-30T04:04:43Z2018-06-30T04:04:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., tabs.application/pdf352455https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187567porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-30T04:04:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-30T04:04:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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