A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279 |
Resumo: | O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica. |
id |
UNIJ_6734159ff4669d5f91dda7ae47827507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4279 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização2017-07-2520162017-07-25T21:47:35Z2017-07-25T21:47:35ZO presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.32 f.EducaçãoPedagogiaLeitoresAlfabetizaçãoAprendizagemConhecimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279DMD_hdl_123456789/4279Marinho, Laís Maria Menegolporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLa%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4279/1/La%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfapplication/pdf162215http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4279/1/La%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfc792792b2a605a346aee736000635719MD5123456789_4279_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
title |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização Marinho, Laís Maria Menegol Educação Pedagogia Leitores Alfabetização Aprendizagem Conhecimento |
title_short |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
title_full |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
title_sort |
A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização |
author |
Marinho, Laís Maria Menegol |
author_facet |
Marinho, Laís Maria Menegol |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Laís Maria Menegol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Leitores Alfabetização Aprendizagem Conhecimento |
topic |
Educação Pedagogia Leitores Alfabetização Aprendizagem Conhecimento |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica. 32 f. |
description |
O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-25T21:47:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T21:47:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279 DMD_hdl_123456789/4279 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993277612032 |