A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Laís Maria Menegol
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279
Resumo: O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.
id UNIJ_6734159ff4669d5f91dda7ae47827507
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4279
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização2017-07-2520162017-07-25T21:47:35Z2017-07-25T21:47:35ZO presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.32 f.EducaçãoPedagogiaLeitoresAlfabetizaçãoAprendizagemConhecimentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279DMD_hdl_123456789/4279Marinho, Laís Maria Menegolporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLa%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4279/1/La%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfapplication/pdf162215http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4279/1/La%c3%ads%20Maria%20Menegol%20Marinho.pdfc792792b2a605a346aee736000635719MD5123456789_4279_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
title A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
spellingShingle A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
Marinho, Laís Maria Menegol
Educação
Pedagogia
Leitores
Alfabetização
Aprendizagem
Conhecimento
title_short A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
title_full A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
title_fullStr A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
title_sort A formação de sujeitos leitores no ciclo de alfabetização
author Marinho, Laís Maria Menegol
author_facet Marinho, Laís Maria Menegol
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Laís Maria Menegol
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Leitores
Alfabetização
Aprendizagem
Conhecimento
topic Educação
Pedagogia
Leitores
Alfabetização
Aprendizagem
Conhecimento
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.
32 f.
description O presente estudo apresenta reflexões sobre a Formação de Sujeitos Leitores no Ciclo de Alfabetização. A escolha da temática surgiu devido à identificação com a mesma e também devido à necessidade de entender melhor as práticas de leitura no Ciclo de Alfabetização, e se estas estão contribuindo para a formação de leitores. A pesquisa teve como subsídio teórico, ideias de autores que tratam da temática alfabetização e leitura, sendo caracterizada por seu caráter interativo e qualitativo. Dessa forma, a monografia, constitui-se em um estudo do significado da leitura no Ciclo de Alfabetização, trazendo inicialmente, o entendimento do conhecimento, como um processo que ocorre por meio de interações sociais, sempre em uma perspectiva própria. Indispensável, para as reflexões do presente estudo, traz informações sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. É preciso compreender, então, a leitura como um princípio para a vida ativa na sociedade, em que os sujeitos têm acesso a muitas informações, e por meio da leitura, ampliam a sua visão de mundo. A pesquisa também se caracteriza pela realização de uma docência em uma escola municipal com alfabetizandos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, para então, dessa forma, explicitar ainda mais, como ocorre a formação de sujeitos leitores nessa etapa da educação básica.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-25T21:47:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T21:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279
DMD_hdl_123456789/4279
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4279
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993277612032