Discurso de professores de língua portuguesa em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128731
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
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spelling Discurso de professores de língua portuguesa em formação: uma análise dialógica de relatórios de estágio supervisionado de observaçãoLinguísticaLingua portuguesaEstudo e ensinoEstágios supervisionadosAnalise do discursoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.Esta pesquisa consistiu na análise de relatórios de estágio supervisionado, produzidos por licenciandos em Letras Português/Inglês do IEAA/ UFAM, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I, etapa de observação. Ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e da Análise Dialógica do Discurso, subsidiada nos mesmos pressupostos, teve como objetivo apreender como o ensino de Língua Portuguesa aparece discursivizado por professores em processo de formação inicial. Os dados centrais da pesquisa compõem-se de enunciados retirados de trinta e três (33) relatórios de estágio supervisionado, produzidos no período compreendido entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2013. Para subsidiar a análise desses dados centrais, foram também considerados os seguintes documentos institucionais: o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, o Projeto Pedagógico Institucional, o Guia do Aluno e o Catálogo dos Cursos de Graduação: Licenciaturas. Os enunciados destacaram-se por apresentar uma estruturação discursiva marcada pela dicotomia PCNs versus Ensino Tradicional e por movimentos dialógicos de aproximação, em relação ao primeiro, e de distanciamento, em relação ao segundo, acentuando valorativamente as orientações provenientes dessas duas perspectivas de ensino. No que concerne à estrutura discursiva dos enunciados, pode-se apreender a emergência do discurso da criatividade e do discurso do novo (remanescente do discurso da mudança), ora marcando a sustentação dicotômica desses discursos, ora figurando como silenciamento de questões pertinentes ao ensino operacional e reflexivo da língua. No que tange às discursivizações sobre o professor de Língua Portuguesa, os enunciados focalizaram a valoração da formação superior, a interação e a mediação docente no processo de ensino e aprendizagem da língua, bem como o perfil vislumbrado para esse profissional. De modo geral, essas discursivizações apontaram para duas questões: (1) que o ensino de Língua Portuguesa na educação básica de escolas públicas do Município de Humaitá (AM) encontra-se, ainda, muito distante das propostas veiculadas nos documentos oficiais voltados ao ensino dessa disciplina na educação básica, e (2) que o ensino de Língua Portuguesa subsidiado pela perspectiva sociointeracionista e veiculado pelas diretrizes paramétricas está em processo de assimilação apenas por parte desses licenciandos, indicando que a formação docente desses sujeitos, no âmbito do Curso de Letras do IEAA, apresenta-se, desta forma, muito superficial no que serefere aos aportes teórico-epistemológicos e ideológicos, indicando a necessidade de reflexões que se orientem no sentido de promover uma formação docente mais consistente.<br>Abstract : This research consisted in the analysis of reports produced by undergraduates of supervised training in Portuguese/English School of Linguistics of IEAA/UFAM, as a partial requirement for approval in the Supervised Training I discipline, observation stage. Anchored in the theoretical, epistemological, and methodological assumptions of the Bakhtin Circle and the Dialogical Analysis subsidized in the same assumptions, its goal was to apprehend how the teaching of the Portuguese language appears discoursed by teachers during their initial training process. The core data of the research consist of statements taken from thirty three (33) reports of supervised training, produced in the period of the second semester of 2011 and the first semester of 2013. To subsidize the analysis of the core data, the following institutional documents were also considered: the Pedagogical Project of the Linguistics School, the Pedagogical Project of the School, the Student Guide, and the Undergraduate Classes Catalog: Bachelor Degree. The statements stood out for introducing a discursive organization marked by the PCNs versus Traditional Teaching dichotomy, and dialogical approach movements over the first and distancing from the second, marking the accents value assigned to guidelines from these two perspectives of teaching. Regarding the discursive structure of utterances, one can grasp the emergence of the creativity discourse and the discourse of the new (remnant from the change discourse), at times marking the dichotomous support of these speeches and, at other times appearing as silencing relevant operational and reflective language teaching. Regarding the discourse about the Portuguese Language Teacher, the statements focused on the value of higher education, the teacher interaction and mediation in the teaching and learning process of language, and the valued profile. Altogether, these discourses pointed to two issues: (1) that the teaching of Portuguese language in basic education in public schools of Humaitá County (AM) still finds itself far from the proposals circulated in the official documents focused on the teaching of this discipline in basic education, and (2) that the teaching of the Portuguese Language subsidized by the social interactionist perspective and conveyed by the parametric guidelines is in the process of assimilation only from the part of these undergraduates, indicating that the teacher training of these persons, within the Linguistics School of IEAA presents itself, thereby, very shallow in relation to the theoretical-epistemological and ideological contributions, which indicates the needfor reflections that are geared towards promoting a more consistent teacher training.Heidermann, WernerUniversidade Federal de Santa CatarinaMendonça, Fernanda Dias de Los Rios2015-02-05T20:17:18Z2015-02-05T20:17:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis273 p.| il.application/pdf331453https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:17:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:17:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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