Convivencia em grupo - uma modalidade para aprender e ensinar a enfrentar a situação cronica de saude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76459 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude |
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Convivencia em grupo - uma modalidade para aprender e ensinar a enfrentar a situação cronica de saudeDoenças cronicasEnfermagemTesesGrupos de ajuda mutuaEducaçãoPacientes -HipertensãoEnfermagemTesesHipertensãoAspectos psicologicosTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da SaudeEste estudo focaliza a convivência em grupo como veículo de ensino e aprendizagem no enfrentamento da situação crônica de saúde de hipertensão arterial. Teve como bases teóricas os conceitos de Pessoas com Hipertensão Arterial; Grupos; Educação e Saúde e Enfrentamento. Foi norteado pelos pressupostos de: que a pessoa com uma doença crônica pode ser saudável; a educação em saúde através de uma convivência grupal constitui um instrumento para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Teve como objetivo facilitar a formação de um grupo de convivência com pessoas hipertensas, e o desenvolvimento de ações educativas que proporcionassem um enfrentamento saudável. O estudo foi desenvolvido, durante o período de um ano, com um grupo de oito pessoas. Os temas que emergiram no grupo foram analisados de forma descritiva e segundo a técnica de identificação de domínios e suas taxonomias. O processo de convivência foi desenvolvido em três fases distintas: ver para crer; a convivência e novos rumos. Durante o processo de convivência surgiram temas caracterizados como estressores, os quais, segundo os membros do grupo, contribuem para o descontrole da pressão arterial, tais como: emoção, incluindo tristeza, raiva e nervosismo; condições de trabalho inadequadas; condições financeiras desfavoráveis; atendimento insatisfatório das unidades de saúde; problemas relacionados à violência; relacionamento familiar e perdas. O estudo mostrou que o processo de convivência em grupo propicia o ensino e aprendizagem do enfrentamento às situações difïceis de vida, através de um processo de troca de experiências interpessoais. Acredito que esta experiência na formação de grupos em condição crônica de saúde possa estimular reflexões sobre a exploração de grupos como mais um recurso na prática de enfermagem.Trentini, MercedesPolak, Ymiracy Nascimento de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaTomasi, Neusi Garcia Segura2012-10-16T10:31:59Z2012-10-16T10:31:59Z19961996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104532http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76459porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T21:09:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T21:09:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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