Análise do ciclo de vida da fase operacional de um edifício comercial sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabaça, Gabriela Vandri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160231
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
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spelling Análise do ciclo de vida da fase operacional de um edifício comercial sustentávelAnálise do ciclo de vida (ACV)Edifício sustentávelImpactos ambientaisFase de uso ou operacionalTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.As edificações constituem uma das maiores fontes de degradação ambiental, devido ao grande consumo de recursos naturais e emissões poluentes. Com a finalidade de reduzir essa problemática, iniciou-se a concepção de edificações sustentáveis, comprovadas por certificações ambientais. No Brasil, no entanto, os processos de certificação existentes podem não ser suficientes para julgar a “verdadeira” sustentabilidade de um edifício. Por isso, o presente trabalho utilizou a metodologia de Análise do Ciclo de Vida (ACV) para quantificar e analisar a contribuição dos impactos ambientais de uma edificação comercial no Brasil, a qual possui características sustentáveis asseguradas via certificado LEED. A análise foi delimitada para a fase de uso, por esta possuir maior relevância sobre as demais em termos de danos ambientais. Os fluxos do sistema de produto foram inventariados com dados primários das atividades de geração de resíduos e efluentes, consumo de água e energia, transporte de funcionários e manutenção, correspondentes a um ano de operação. Essas informações foram associadas a potenciais impactos, gerando subsídios capazes de definir a magnitude dos impactos ambientais das atividades. Os resultados mostram que o consumo de energia, em particular a eletricidade, e o transporte de funcionários, devido ao uso de automóveis, são as atividades mais prejudiciais, respondendo juntas por 75-95% dos impactos, influenciando majoritariamente no aquecimento global e na depleção da camada de ozônio, respectivamente. Propostas de melhorias foram simuladas através de cenários mais sustentáveis, com a finalidade de mitigar ambos os gargalos. Se uma parte da eletricidade do edifício for produzida por energia solar e os funcionários substituírem o uso do carro por transportes alternativos, os impactos serão mitigados de forma significativa, chegando a reduzir até 30% dos impactos, podendo, ainda, favorecer uma certificação mais valorizada ao empreendimento. Neste trabalho foi possível investigar a qualidade ambiental da etapa de uso do edifício, com a diretiva de mensurar seu desempenho, quantificar seus impactos e avaliar a redução da carga ambiental se alternativas compensatórias forem adotadas. Os resultados poderão auxiliar a tomada de decisão dos responsáveis pelo edifício e demais envolvidos, em prol de uma gestão mais sustentável.Florianópolis, SC.Zanghelini, Guilherme MarceloSoares, Sebastião RobertoUniversidade Federal de Santa CatarinaRabaça, Gabriela Vandri2016-04-01T13:38:50Z2016-04-01T13:38:50Z2016-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-01T13:38:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-01T13:38:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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