AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE EDIFICAÇÃO DE BASALTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rojas, José W. Jiménez
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bassi, Mara R., Fonseca, Platão Alves da, Zucchetti, Laís, Bonatto, Fernanda S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235256
Resumo: A construção civil é notoriamente causadora de impactos ambientais. Tal fato deve-se em grande parte à utilização de materiais construtivos cujo processo de fabricação consome elevadas quantidades de energia e de recursos naturais. Através de ferramentas como a Análise do Ciclo de Vida (ACV), aplicada para os materiais de construção, é possível quantificar esses impactos e, conseqüentemente, poder realizar a escolha por componentes menos impactantes. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma avaliação ambiental para os impactos causados pela construção em basalto das paredes do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade de Feliz – RS. Desta forma, foram identificados os impactos ambientais causados pelos materiais utilizados para a construção dessa parede, resultando em estudo com informações que buscam contribuir para a especificação de componentes ambientalmente mais sustentáveis. Para efeito do trabalho, considerou-se a avaliação da “fatia” de 1m de largura de parede da edificação, sendo estimadas as cargas das paredes e das fundações, realizados seus dimensionamentos, possibilitando assim a quantificação dos materiais utilizados. A partir desta quantificação, adotaram-se valores para conversão em massa e em índice energético, a fim de serem obtidas as cargas ambientais embutidas no ciclo de vida dos materiais aplicados. Como resultado, verificou-se que os maiores impactos ambientais são causados por materiais cujo processo de manufatura apresenta elevado consumo energético, no caso dos materiais utilizados, a lona e a geomembrana. Além disso, foi possível verificar a dimensão dos impactos ambientais originados no transporte dos materiais, responsável por grande consumo de diesel e, consequentemente, elevada emissão de CO2. Em alguns casos, reconsiderar a especificação de componentes construtivos que devam percorrer grandes distâncias até chegarem ao seu destino final de aplicação torna-se fundamental.
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