AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RANKINGS, QUANTIDADE, QUALIDADE, EPISTEMOLOGIA E ONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Zacarias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Klagsbrunn, Victor Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131474
Resumo: Este texto de caráter exploratório tem como objeto indicadores de qualidade para ranquear universidades no Brasil e exterior; Ele objetiva analisar a relação entre qualidade e quantidade em termos teóricos e suas implicações empíricas. Metodologicamente privilegia as teorias de Hegel e Marx e algumas de suas interpretações, assim como as vantagens e limitações daí decorrentes para uma avaliação mais coerente pelos rankings. Nele privilegiamos a importância da capacitação docente como aspecto central para melhorar a qualidade do ensino superior e tentamos indicar algumas linhas de atuação para as políticas públicas. Nossas considerações nos levaram a concluir que o acompanhamento quantitativo de um objeto deve ser entendido e utilizado primordialmente como uma evolução específica deste mesmo objeto específico.
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