GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156 |
Resumo: | Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino.. |
id |
UFSC_1b1a3bae4f0e2d58e50b858e02a23796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136156 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DABRAGA, ILUSKA LOBOOLIVEIRA, CLESIA MARIA DESANTOS, MARCOS CESAR DOSFERNANDES, JOLIZA CHAGASBRAGA, AURINEIDE ALVES2015-11-04T13:15:41Z2015-11-04T13:15:41Z2015-12-04978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino..INPEAU/UFSCGESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL102_00062.pdf102_00062.pdfapplication/pdf384190https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/1/102_00062.pdf9679acc66e8c04659050a1f2692aa334MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1361562015-11-04 11:15:41.67oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T13:15:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
title |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
spellingShingle |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA |
title_short |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
title_full |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
title_fullStr |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
title_sort |
GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA |
author |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA |
author_facet |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA BRAGA, ILUSKA LOBO OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE SANTOS, MARCOS CESAR DOS FERNANDES, JOLIZA CHAGAS BRAGA, AURINEIDE ALVES |
author_role |
author |
author2 |
BRAGA, ILUSKA LOBO OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE SANTOS, MARCOS CESAR DOS FERNANDES, JOLIZA CHAGAS BRAGA, AURINEIDE ALVES |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA BRAGA, ILUSKA LOBO OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE SANTOS, MARCOS CESAR DOS FERNANDES, JOLIZA CHAGAS BRAGA, AURINEIDE ALVES |
description |
Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino.. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-04T13:15:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-04T13:15:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/1/102_00062.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9679acc66e8c04659050a1f2692aa334 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805169192828928 |