GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BRAGA, ILUSKA LOBO, OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE, SANTOS, MARCOS CESAR DOS, FERNANDES, JOLIZA CHAGAS, BRAGA, AURINEIDE ALVES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156
Resumo: Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino..
id UFSC_1b1a3bae4f0e2d58e50b858e02a23796
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136156
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DABRAGA, ILUSKA LOBOOLIVEIRA, CLESIA MARIA DESANTOS, MARCOS CESAR DOSFERNANDES, JOLIZA CHAGASBRAGA, AURINEIDE ALVES2015-11-04T13:15:41Z2015-11-04T13:15:41Z2015-12-04978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino..INPEAU/UFSCGESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL102_00062.pdf102_00062.pdfapplication/pdf384190https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/1/102_00062.pdf9679acc66e8c04659050a1f2692aa334MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1361562015-11-04 11:15:41.67oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T13:15:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
title GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
spellingShingle GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA
title_short GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
title_full GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
title_fullStr GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
title_full_unstemmed GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
title_sort GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE RONDÔNIA
author COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA
author_facet COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA
BRAGA, ILUSKA LOBO
OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE
SANTOS, MARCOS CESAR DOS
FERNANDES, JOLIZA CHAGAS
BRAGA, AURINEIDE ALVES
author_role author
author2 BRAGA, ILUSKA LOBO
OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE
SANTOS, MARCOS CESAR DOS
FERNANDES, JOLIZA CHAGAS
BRAGA, AURINEIDE ALVES
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, GLEIMIRIA BATISTA DA
BRAGA, ILUSKA LOBO
OLIVEIRA, CLESIA MARIA DE
SANTOS, MARCOS CESAR DOS
FERNANDES, JOLIZA CHAGAS
BRAGA, AURINEIDE ALVES
description Uma organização que se prende aos seus erros tende ao fracasso caso não mude seu comportamento. A gestão da qualidade é uma atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando a melhoria de produtos/serviços. Para realização desse estudo foi estabelecido como objetivo Geral a identificação dos problemas encontrados nos Departamentos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito e Ciências Economica da Universidade Federal de Rondônia na visão de docentes e discentes. Tem como objetivos específicos Realizar um levantamento de dados dos cursos (1); Examinar os dados coletados e posteriormente diagnosticar os problemas encontrados (2); Indicar sugestões de melhoria ao curso para o ajustamento e melhoria da qualidade em face dos subsídios teórico-conceituais levantados (3). Metodologia foi utilizado o método do estudo de caso com aplicação de entrevistas. Os resultados foram elaborados com base no gráfico de Ishikawa, que identificou deficiência em cada departamento dentro dos eixos Aluno, Equipamento, Ambiente, Medidas, Métodos e Mão-de-obra. Conclue-se que é possível delimitar os desafios para uma gestão de qualidade de modo a contribuir para a construção de políticas institucionais de adequação e ajustamento do processo de ensino..
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-04T13:15:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-04T13:15:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/1/102_00062.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/136156/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9679acc66e8c04659050a1f2692aa334
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805169192828928