Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_1b1b47a2bd57396a228b41755c5d42d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168811 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básicaCultura digitalAplicativos comunicacionais WhatsAppEscolaAfetividadeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O aprender e ensinar na cultura digital apresenta inúmeros desafios para os conviventes da escola. Torna-se imprescindível (re)significar os processos educativos no contexto educacional emergente, e isso requer dos professores e professoras um constante aprendizado, que desafiem-se para proporcionar um ensino que faça emergir o desejo dos estudantes para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nesse sentido estruturou-se a presente pesquisa, a qual objetivou compreender de que forma as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. E, como objetivo principal, delineou-se: investigar como as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar as práticas pedagógicas e ressignificar o processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes do ensino fundamental, anos finais. Como metodologia de pesquisa, elencamos a pesquisa qualitativa, com estudo de caso, tendo como público-alvo as professoras de Artes e Espanhol, juntamente com os estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede municipal de ensino. Propôs-se às pesquisadas que desenvolvessem seus conteúdos de sala de aula, qualquer proposta, na qual contemplariam o uso dos aplicativos comunicacionais (WhatsApp), para discutir a sua inserção nas aulas e verificar como se daria essa ação. Os resultados foram significativos. As professoras constataram que os aplicativos promoveram uma aproximação entre os mesmos, o fortalecimento de vínculos, melhoria do ambiente da sala de aula, prazer em desenvolver as atividades propostas, criatividade, além do esperado encantamento pelo processo de aprender. Compreende-se que os desafios pela presença da cultura digital no meio educativo ainda são inúmeros, mas podem ser superados aos poucos. Basta que estejamos abertos e capazes de agregar as tecnologias digitais como potenciais educativos.Florianópolis, SCMannrich, João PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaWandscheer, Marli Ferreira2016-09-29T18:01:01Z2016-09-29T18:01:01Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:01:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:01:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
title |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
spellingShingle |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica Wandscheer, Marli Ferreira Cultura digital Aplicativos comunicacionais WhatsApp Escola Afetividade |
title_short |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
title_full |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
title_fullStr |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
title_full_unstemmed |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
title_sort |
Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica |
author |
Wandscheer, Marli Ferreira |
author_facet |
Wandscheer, Marli Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mannrich, João Paulo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wandscheer, Marli Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Aplicativos comunicacionais WhatsApp Escola Afetividade |
topic |
Cultura digital Aplicativos comunicacionais WhatsApp Escola Afetividade |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-29T18:01:01Z 2016-09-29T18:01:01Z 2016-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
65 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652397746061312 |