Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wandscheer, Marli Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_1b1b47a2bd57396a228b41755c5d42d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168811
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básicaCultura digitalAplicativos comunicacionais WhatsAppEscolaAfetividadeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O aprender e ensinar na cultura digital apresenta inúmeros desafios para os conviventes da escola. Torna-se imprescindível (re)significar os processos educativos no contexto educacional emergente, e isso requer dos professores e professoras um constante aprendizado, que desafiem-se para proporcionar um ensino que faça emergir o desejo dos estudantes para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nesse sentido estruturou-se a presente pesquisa, a qual objetivou compreender de que forma as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. E, como objetivo principal, delineou-se: investigar como as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar as práticas pedagógicas e ressignificar o processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes do ensino fundamental, anos finais. Como metodologia de pesquisa, elencamos a pesquisa qualitativa, com estudo de caso, tendo como público-alvo as professoras de Artes e Espanhol, juntamente com os estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede municipal de ensino. Propôs-se às pesquisadas que desenvolvessem seus conteúdos de sala de aula, qualquer proposta, na qual contemplariam o uso dos aplicativos comunicacionais (WhatsApp), para discutir a sua inserção nas aulas e verificar como se daria essa ação. Os resultados foram significativos. As professoras constataram que os aplicativos promoveram uma aproximação entre os mesmos, o fortalecimento de vínculos, melhoria do ambiente da sala de aula, prazer em desenvolver as atividades propostas, criatividade, além do esperado encantamento pelo processo de aprender. Compreende-se que os desafios pela presença da cultura digital no meio educativo ainda são inúmeros, mas podem ser superados aos poucos. Basta que estejamos abertos e capazes de agregar as tecnologias digitais como potenciais educativos.Florianópolis, SCMannrich, João PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaWandscheer, Marli Ferreira2016-09-29T18:01:01Z2016-09-29T18:01:01Z2016-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-29T18:01:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-29T18:01:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
title Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
spellingShingle Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
Wandscheer, Marli Ferreira
Cultura digital
Aplicativos comunicacionais WhatsApp
Escola
Afetividade
title_short Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
title_full Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
title_fullStr Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
title_full_unstemmed Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
title_sort Aplicativos de comunicação como possibilidade de interação em processos educativos entre professores e estudantes da educação básica
author Wandscheer, Marli Ferreira
author_facet Wandscheer, Marli Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mannrich, João Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wandscheer, Marli Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Aplicativos comunicacionais WhatsApp
Escola
Afetividade
topic Cultura digital
Aplicativos comunicacionais WhatsApp
Escola
Afetividade
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T18:01:01Z
2016-09-29T18:01:01Z
2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652397746061312