Mulheres Estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA): trajetórias familiares, escolares e laborais e as estratégias para lidar com uma tripla jornada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Kerolin Edinete da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172595
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
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spelling Mulheres Estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA): trajetórias familiares, escolares e laborais e as estratégias para lidar com uma tripla jornada.Mulheres estudantes da educação de Jovens e AdultosTrajetórias Familiares Laborais e de estudotripla jornadaWomen students of youth and adult educationLabor and study family trajectoriestriple journeyTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.A população feminina sofreu com a discriminação de gênero pautada em contestáveis preceitos biológicos e sociais que encontraram apoio no regime patriarcal. Tal discriminação impediu que elas exercessem plenamente seu papel como cidadãs fora do ambiente familiar, e consequentemente tivessem uma participação semelhante aos homens no mercado de trabalho ou em relação aos credenciamentos escolares. Somente com muita luta em busca de seus direitos, elas foram tendo conquistas para adentrar nos espaços públicos. No Brasil, apesar da sociedade pautada no patriarcado ter marginalizado por muito tempo o papel das mulheres, hoje é possível perceber progressos formais no mercado de trabalho e na educação. Os números indicam que a população feminina está cada vez mais ativa em diferentes setores do mercado de trabalho e que ao mesmo tempo a sua presença nos índices de escolaridade também se elevaram, no entanto elas não abandonaram o papel central assumido na esfera doméstica. Essas experiências de vida onde mulheres acumulam múltiplas atividades, da esfera doméstica, da laboral e da escolar desafiou nosso entendimento. Quem são essas mulheres, como elas administram essa tripla jornada! Assim, nessa pesquisa, procuramos traçar as trajetórias individuais e identificar as estratégias para administrar essa tripla jornada entre as estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Grande Florianópolis Abordar esses objetivos requer se debruçar sobre suas biografias, com suas escolhas e oportunidades de vida, mas demanda também considerar o contexto histórico e as condições sociais e culturais em que elas se desenvolvem. Com essa perspectiva, procuramos abordar nosso objeto, utilizando como recurso metodológico as entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas e transcritas na íntegra. As entrevistas se deram com cinco mulheres que vivenciam a tripla jornada (trabalho remunerado, trabalho doméstico e a escolarização). A partir dessas entrevistas, fizemos uma analise dos discursos, pautada em três grandes eixos, trajetórias de vida, estratégias e projetos futuros. Com a nossa análise, apostamos na hipótese que pareceu confirmar-se: apesar das múltiplas atribuições que as mesmas têm, com o desgaste emocional e físico decorrente dessa acumulação e do escasso tempo que tem para administrar as atividades, essa condição não retira delas o valor de se projetarem de forma diferente e satisfatória, afrontando o modelo que para elas parecia estar reservado. Essas mulheres estão conscientes de suas barreiras e desafios, mas ao mesmo tempo, estão determinadas a se colocarem na sociedade não somente como vítimas, mais sim como protagonistas ativas na condução das suas histórias.The female population suffered from gender discrimination based on controversial biological and social precepts that found support in the patriarchal regime. Such discrimination prevented them from fully exercising their role as citizens outside the family environment, and consequently had a similar participation to men in the labor market or in relation to school credentials. Only with a lot of struggle in search of their rights, they were having conquests to enter the public spaces. In Brazil, although the society based on patriarchy has long marginalized the role of women, it is now possible to perceive formal progress in the labor market and education. The numbers indicate that the female population is increasingly active in different sectors of the labor market and that at the same time their presence in schooling rates has also risen, but they have not abandoned the central role assumed in the domestic sphere. These life experiences where women accumulate multiple activities, from the domestic sphere, from the workplace, and from the school, challenged our understanding. Who are these women, how they manage this triple journey! Thus, in this research, we seek to trace the individual trajectories and identify the strategies to manage this triple journey among the students of the Education of Young and Adults (EJA) of Greater Florianópolis. Addressing these goals requires considering their biographies, their choices and opportunities. Life, but also demands to consider the historical context and the social and cultural conditions in which they develop. With this perspective, we seek to approach our object, using as methodological resource the semi-structured interviews that were recorded and transcribed in full. The interviews were with five women who lived the triple journey (paid work, domestic work and schooling). From these interviews, we made an analysis of the speeches, based on three main axes, life trajectories, strategies and future projects. With our analysis, we bet on the hypothesis that seemed to confirm: despite the multiple attributions they have, with the emotional and physical exhaustion resulting from this accumulation and the scarce time they have to manage the activities, this condition does not take from them the value To project themselves differently and satisfactorily, confronting the model that seemed to them to be reserved. These women are aware of their barriers and challenges, but at the same time they are determined to place themselves in society not only as victims but as active protagonists in the conduct of their stories.Orchard, Maria Soledad EtcheverryUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Kerolin Edinete da2017-01-24T13:12:13Z2017-01-24T13:12:13Z2017-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172595porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T13:12:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172595Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T13:12:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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