Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniel José de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84279
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_1b4e57ad02818ff55758bcec299ced2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84279
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de casoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaCultura organizacionalEducação permanenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação de mestrado aborda a questão da educação a distância e da cultura organizacional, através de um estudo de caso de caráter descritivo-exploratório realizado em uma grande empresa do setor financeiro: o Banco do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário de pesquisa encaminhado a participantes de cursos a distância realizados por essa empresa, de acordo com Inventário de Valores Organizacionais, modelo elaborado por Tamayo, Mendes e Torres da Paz. A análise dos dados identificou os valores organizacionais mais significativos dessa empresa na percepção de funcionários participantes de cursos de educação a distância e aponta as congruências e as diferenças verificadas entre essas percepções. Esta pesquisa confirma os resultados obtidos através do referido Inventário de Valores Organizacionais e evidencia a existência de valores organizacionais que facilitam e de outros valores organizacionais que dificultam a implementação da educação a distância na empresa, perpassando por todo o quadro funcional da empresa e aparecendo, de forma uniforme, em todos os seus segmentos. Constata-se, também, que não se registram grandes diferenças entres os valores organizacionais percebidos pelos participantes de cursos de educação a distância, o que denota uma grande homogeneidade entre os respondentes.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Daniel José de2012-10-20T07:54:40Z2012-10-20T07:54:40Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 116 f.| grafs.application/pdf186856http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T21:00:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T21:00:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
title Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
spellingShingle Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
Souza, Daniel José de
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Cultura organizacional
Educação permanente
title_short Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
title_full Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
title_fullStr Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
title_full_unstemmed Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
title_sort Educação a distância e cultura organizacional no Banco do Brasil: um estudo de caso
author Souza, Daniel José de
author_facet Souza, Daniel José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniel José de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Cultura organizacional
Educação permanente
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Cultura organizacional
Educação permanente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T07:54:40Z
2012-10-20T07:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 186856
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84279
identifier_str_mv 186856
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 116 f.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652395021860864