A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagano, Luís Antonio Neves
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_e274e68856d160718c43a44274604634
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83977
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPagano, Luís Antonio NevesFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-20T05:09:46Z2012-10-20T05:09:46Z20022002190916http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo deste trabalho é analisar alguns traços que historicamente definiram a gestão na modalidade a distância e caracterizar os novos desafios que enfrentamos neste século. Paulo Freire projeta um método pedagógico que se consubstancia na ação e no diálogo. O conteúdo que ajudará o educando é definido a partir do Conceito antropológico e humanista da Cultura. A relação existente entre o sujeito e o objeto define-se como dialética, sendo que a opressão proíbe a existência do Processo Cognitivo. Interessados para que ocorra o desenvolvimento nas atividades Sociais e Educacionais, com uma educação crítica, face situações mercadológicas existentes, fazendo-se uso de mídias interativas, propomo-nos a desenvolver a modalidade de Educação a Distância, na disciplina de Informática, da Escola Técnica Tsedakah, em Dias D´Ávila. Sob o prisma educacional, pedagógico, sócio-político, far-se-á o emprego da EAD na busca da educação continuada e permanente, com o emprego de novas tecnologias, existentes no Objetivo Geral, redimensionando-se, desta forma, o paradigma da Educação Convencional. Far-se-á, nos objetivos específicos, revisão da literatura sobre educação a distância, ambientes pesquisados e resultados alcançados. Observa-se que a "EAD" possui uma certa limitação, para atender à demanda existente no campo educacional, em virtude do quantitativo de pessoas que necessitam obter o aperfeiçoamento pessoal e profissionalmente. Face a tal fato, analisaremos, inicialmente, elementos que contribuíram na formação da educação a distância e das alterações ocorridas até os dias de hoje. Verificou-se a maneira como a atividade de Educação a Distância poderá ser empregada, analisando-se os Sistemas de Custeio por Absorção e Variável e a maneira pela qual os mesmos poderão ser estruturados e propostos na EAD. A seguir, analisaremos o perfil de uma instituição educacional, cujas novas tecnologias de gestão, especificamente a EAD, possibilitaram uma maior abrangência de sua atuação e gestão, em virtude dos conceitos provindos desta pesquisa em seus Projetos Pedagógico e Avaliativo. Por fim, concluiremos este trabalho indicando os caminhos e direcionamentos que orientarão as recomendações para trabalhos futuros.x, 111 f.| il., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino a distanciaEducação permanenteA importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL190916.pdfapplication/pdf299133https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83977/1/190916.pdffbf36fa3e46ee6ae16cfee4b1e2952b0MD51123456789/839772014-09-25 22:22:33.03oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83977Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:22:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
title A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
spellingShingle A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
Pagano, Luís Antonio Neves
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Educação permanente
title_short A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
title_full A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
title_fullStr A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
title_full_unstemmed A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
title_sort A importância do ensino a distância - "EAD" como ferramenta para a educação continuada: um estudo de caso para a Escola Técnica Tsedakah em Dias D'Ávila - Bahia
author Pagano, Luís Antonio Neves
author_facet Pagano, Luís Antonio Neves
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagano, Luís Antonio Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Educação permanente
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Educação permanente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-20T05:09:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-20T05:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 190916
identifier_str_mv 190916
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 111 f.| il., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83977/1/190916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fbf36fa3e46ee6ae16cfee4b1e2952b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804963412934656