Histórias de vida das famílias: mãe e filho soropositivos para o HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89739
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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Os sujeitos foram três famílias soropositivas para o HIV, tendo como foco central a mãe biológica, que convive com a criança também HIV positivo. O contexto foi um Hospital Dia em Florianópolis/SC. Foram realizadas três entrevistas em profundidade com cada família, totalizando nove entrevistas no período de outubro de 2006 a maio de 2007. Optamos pela análise de conteúdo para tratar da história de vida das famílias, das quais emergiram três categorias: memórias da infância; da adolescência e da maturidade. Os resultados frente à primeira categoria se baseiam na composição/relação famíliar; influência da família e da sociedade para o desenvolvimento da personalidade da criança. A segunda categoria enfoca questões acerca da sexualidade. A terceira categoria enfoca em um primeiro momento, as estratégias desenvolvidas pelas famílias para conviver com a infecção pelo HIV, tais como, apoio familiar, religioso, prevenção, e as diferentes reações frente às atitudes de discriminação e num segundo momento, o enfoque às estratégias das famílias soropositivas para o HIV no convívio com a criança também HIV positivo, tais como, tratamento medicamentoso; revelação do diagnóstico à criança; hábitos diários como alimentação, educação e lazer. Ao término deste estudo, constatou-se que os pressupostos que o nortearam foram confirmados em termos de que muitas das estratégias desenvolvidas pelas famílias soropositivas para o HIV foram influenciadas pela sua história de vida. Salienta-se ainda, que a utilização do marco conceitual, a partir da Teoria de Paterson e Zderad, proporcionou a confirmação de que a família vem a estar melhor mediante a presença da interação, do diálogo e vínculo com o outro. Pressupostos estes, que são essenciais na atuação da enfermagem, pois sendo arte e ciência, permite que o enfermeiro interaja e conheça o ser que é cuidado, assim como, as estratégias por estes desenvolvidas no convívio com o HIV, num processo de trocas e conhecimento dos envolvidos. The general objective of this study is to apply the Paterson and Zderad Theory in order to better comprehend the lives of families through history, the strategies these families develop in order to live with infection from HIV and with an HIV-positive child. The specific objectives are to identify, based on the Humanist Theory of Paterson and Zderad, the history of family lives, the strategies they have developed in order to cope with HIV-infection and HIV-positive children. This study utilizes a qualitative approach and used #the history of life# in order to collect data. The subjects were three HIV-positive families, focusing upon the biological mother who lives with an HIV-positive child. The context was the Hospital Dia in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Three in-depth interviews were carried out with each family, totaling nine interviews during the period of October of 2006 to May of 2007. In order to deal with the history of the family#s lives, we opted for content analysis, which yielded three categories: childhood memories; adolescent memories; and maturity memories. The results within the first category are based upon the familiar composition/relationships; influence from the family and from society upon the development of the child#s personality. The second category focuses upon questions dealing with sexuality. The third category focuses initially upon the strategies developed by the families in order to deal with HIVinfection, such as family support, religious support, prevention, and the different reactions before discriminatory attitudes. The third category then focuses upon strategies for receiving medicinal treatment; revealing the diagnosis to the child; and facing daily habits, such asnutrition, education, and leisure of the HIV-positive families who live with an HIV-positive child. Upon finishing this study, it was clear that the presuppositions that guided the research were confirmed in terms of many of the strategies developed by the HIV-positive families and the influence of the history of family lives in the formation of such strategies. It is also important to highlight that the utilization of the conceptual mark, based on Paterson and Zderad#s Theory provided confirmation that the family is better off before the presence of interaction, dialogue, and connections among one another. Such conditions become essential to nursing care, for as an art and a science, it permits the nurse to interact and learn more of what is care, in this case the strategies developed in living with HIV, in a process of knowledge exchange among those involved.Florianópolis, SCPadilha, Maria Itayra Coelho de SouzaSantos, Evanguelia Kotzias Atherino dosUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Mariana2012-10-23T02:13:19Z2012-10-23T02:13:19Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf247081http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89739porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T06:37:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89739Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:37:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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