O Impacto Da Educação Financeira No Consumo E No Planejamento Financeiro Dos Estudantes De Ensino Médio Da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Gabriel Tiengo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248272
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
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spelling O Impacto Da Educação Financeira No Consumo E No Planejamento Financeiro Dos Estudantes De Ensino Médio Da Grande FlorianópolisEducação FinanceiraConsumo FinanceiroPlanejamento FinanceiroTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.A educação financeira tem ganho cada vez mais importância pois contribui para decisões financeiras individuais, familiares ou empresariais que podem impactar no planejamento que as pessoas traçam como objetivo. Além disso, o aprendizado traz conhecimento de conceitos financeiros que podem aumentar o desempenho das pessoas para a tomada de decisão na hora de elaborar o planejamento financeiro individual ou familiar. Este estudo teve como objetivo identificar se a educação financeira tem impacto no consumo e no planejamento dos estudantes de ensino médio da Grande Florianópolis. A pesquisa apresenta característica descritiva e utilizou de um questionário como instrumento de pesquisa para coleta de dados em três escolas de ensino da Grande Florianópolis. Foram obtidas 271 respostas válidas por meio de aplicação do questionário com respostas sobre o perfil, conhecimento financeiros básicos e avançados, relação com gastos e consumo, investimentos e planejamento financeiro. A análise de dados foi através de estatística descritiva, foram calculados a frequência para trazer um panorama geral dos respondentes, a média, mediana e desvio-padrão para melhor compreensão da educação financeira e teste t e ANOVA para compreender influência das variáveis socioeconômicas. Com o resultado observou-se que alunos com educação financeira apresentam melhor desempenho do que alunos que já tiveram ou que nunca tiveram essa matéria na vida acadêmica e que existem oportunidades do ensino de educação financeira ser cada vez mais abordado nas escolas, pois as médias de acertos não são altas de acordo com a escala utilizada na pesquisa.Financial literacy has gained more and more importance as it contributes to individual, family or business financial decisions that can impact on the planning that people outline as a goal. In addition, learning brings knowledge of financial concepts that can increase people's performance for decision-making when preparing individual or family financial planning. This study aimed to identify whether financial literacy has an impact on the consumption and planning of high school students in Grande Florianópolis. The research has a descriptive characteristic and used a questionnaire as a research tool for data collection in three schools in Grande Florianópolis. A total of 271 valid answers were obtained through the application of the questionnaire with answers about the profile, basic and advanced financial knowledge, relationship with expenses and consumption, investments and financial planning. Data analysis was performed using descriptive statistics, the frequency was calculated to bring an overview of the respondents, the average, median and standard deviation for a better understanding of financial literacy and t test and ANOVA to understand the influence of socioeconomic variables. As a result, it was observed that students with financial literacy perform better than those who have had or never had, but the average scores are not high according to the scale used and there are opportunities for teaching financial literacy to be increasingly addressed in teaching .Florianópolis, SC.Potrich, Ani Caroline GrigionUniversidade Federal de Santa Catarina.Pontes, Gabriel Tiengo2023-07-06T19:51:18Z2023-07-06T19:51:18Z2023-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248272Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T19:51:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248272Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T19:51:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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