A influência das competências do empreendedor social em projetos de inovação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188521 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017. |
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A influência das competências do empreendedor social em projetos de inovação socialEngenharia e gestão do conhecimentoCompetências essenciaisEmpreendedorismo socialInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.A importância das inovações para o aumento da vantagem competitiva de organizações e nações vem sendo destacada por diversos estudiosos e profissionais. Quanto ao aspecto econômico, as inovações podem aumentar os níveis de emprego e renda da população. No entanto, em meio à concepção de inovações exclusivamente para criação de valor econômico surgem as inovações sociais, cujo objetivo principal é resolver problemas sociais. Com a característica principal de alcançar uma missão social, essas inovações podem produzir mudanças significativas nas comunidades em que estão inseridas, compensando as faltas cometidas pelo mercado e as necessidades não atendidas pelas organizações governamentais. As ideias inovadoras partem muitas vezes de empreendedores ou se valem de suas características intrínsecas para implementá-las e alcançar o sucesso. As competências empreendedoras e o papel do empreendedor social são considerados como aspectos importantes no processo de inovação social. Com o objetivo de avaliar a influência das competências do empreendedor social em projetos de inovação social, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva com empreendedores sociais responsáveis por negócios de impacto social. Os dados foram coletados por meio de um questionário para avaliar a competência empreendedora, elaborado por Colley (1990), validado em diversos outros estudos. Para avaliar a percepção sobre a positividade do impacto dos projetos de inovação social, os empreendedores sociais responderam a uma pergunta específica sobre a inovação social, validada com especialistas da área. Como resultado, evidenciou-se que os empreendedores percebem o impacto positivo dos projetos de inovação social. As competências empreendedoras que se apresentaram mais fortes nos empreendedores que participaram da pesquisa foram o comprometimento, a persistência e a busca de oportunidade e iniciativa. O planejamento e monitoramento sistemático e o estabelecimento de metas exibiram índices baixos entre os entrevistados. A busca de informações, a persuasão e rede de contatos, a característica de correr risco calculados e a exigência de qualidade e eficiência também exibiram resultados satisfatórios em mais da metade dos empreendedores sociais. O modelo estrutural elaborado demonstrou pouca relação das competências empreendedoras com a percepção do impacto positivo dos projetos de inovação social e a regressão linear revelou baixo poder preditivo para relacionar as competências empreendedoras com a inovação social. Entretanto, esta pesquisa empírica contribui para o avanço de estudos na área, pois apresenta um quadro sobre as competências existentes em um grupo de empreendedores sociais, bem como uma análise da relação das competências com os projetos de inovação social e colabora para a ampliação do conhecimento da inovação social no âmbito acadêmico e no meio social.Abstract : The importance of innovations to increase the competitive advantage of organizations and nations has been highlighted by many scholars and professionals. As for the economic aspect, innovations can increase the employment and income levels of the population. However, in the midst of the conception of innovations exclusively for the creation of economic value, social innovations emerge, whose main objective is to solve social problems. With the main characteristic of achieving a social mission, these innovations can produce significant changes in the communities in which they are inserted, compensating for the shortages committed by the market and the needs not met by governmental organizations. Innovative ideas often depart from entrepreneurs or use their intrinsic characteristics to implement them and achieve success. Entrepreneurial skills and the role of the social entrepreneur are considered as important aspects in the process of social innovation. In order to evaluate the influence of social entrepreneur competences on social innovation projects, a quantitative, exploratory and descriptive research was carried out with social entrepreneurs responsible for social impact business. The data were collected through a questionnaire to evaluate the entrepreneurial competence, elaborated by Colley (1990), validated in several other studies. To assess the perception of the positive impact of social innovation projects, social entrepreneurs answered a specific question about social innovation validated by experts in the field. As a result, it has been shown that entrepreneurs perceive the positive impact of social innovation projects. The entrepreneurial skills that presented the strongest in the entrepreneurs who participated in the research were the commitment, the persistence and the search for opportunity and initiative. Systematic planning and monitoring and goal setting showed low rates among respondents. The search for information, persuasion and network of contacts, the characteristic of calculated risk taking and the requirement of quality and efficiency also exhibited satisfactory results in more than half of the social entrepreneurs. The elaborated structural model showed little relation of the entrepreneurial competences with the perception of the positive impact of the projects of social innovation and the linear regression revealed low predictive power to relate the entrepreneurial competences with the social innovation. However, this empirical research contributes to the advancement of studies in the area, since it presents a framework on the existing competences in a group of social entrepreneurs, as well as an analysis of the relation of competences with the projects of social innovation and collaborates for the expansion of knowledge of social innovation in the academic field and in the social environment.Lapolli, Édis MafraSouza, João Artur deUniversidade Federal de Santa CatarinaMassad, Daniela de Oliveira2018-07-21T04:03:58Z2018-07-21T04:03:58Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis215 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf353161https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188521porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-21T04:03:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188521Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-21T04:03:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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