Modelo de competências docentes em universidades inovadoras brasileiras públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226991 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021. |
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Modelo de competências docentes em universidades inovadoras brasileiras públicasGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoProfessores universitáriosCompetências essenciaisSociedade do conhecimentoUniversidades e faculdades públicasInovaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.A crescente discussão sobre as competências permeia por várias vertentes de pesquisas. As competências profissionais, a gestão por competências, a relevância das competências individuais para o sucesso, colaboração e cooperação organizacional, bem como o mapeamento e a modelagem das competências são temas latentes nos vários tipos de organizações. No contexto universitário, as competências docentes vêm ganhando destaque, principalmente nas circunstâncias de uma pandemia. Os docentes precisaram se reinventar para dar conta das demandas de suas aulas remotas, apontando para reflexões sobre o papel do docente, as mudanças nas práticas de sala de aula, que estão, por vezes, enraizadas no modelo do ensino tradicional. Frente a esse cenário, o objetivo desta tese é propor um modelo para diagnosticar as referentes competências docentes para atuar em universidades inovadoras brasileiras públicas (UIBPs). As universidades selecionadas pertencem ao Ranking Universitário Folha (2019) no quesito inovação. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa qualitativa. O procedimento adotado seguiu os critérios da pesquisa de campo e bibliográfica, delimitados pela área da ciência teórica e prática. Em relação aos procedimentos é uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e propositiva. Trabalhou-se com uma busca bibliográfica por meio da revisão integrativa. Usou-se a técnica painel Delphi para categorizar e classificar as competências apontadas pela literatura. Após essa categorização, houve o ranqueamento, com a identificação de quais competências eram mais importantes em cada categoria apontada pelo painel Delphi. Ambas as metodologias foram aplicadas com especialistas envolvidos, de forma direta ou indireta, com docentes e com inovação, sendo especialistas distintos em cada etapa. O modelo é composto por 60 proposições elaboradas dentro do cotidiano acadêmico, que foram criadas a partir das competências ranqueadas pelos especialistas. O modelo depois de submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), está pronto para ser aplicado aos docentes das UIBPs. Com a devolutiva de 227 questionários, realizaram-se as análises qualitativa e quantitativa. Como resultado, o modelo diagnosticou que as competências docentes apontadas como fracas são: comunicação não verbal (18,5%); trabalho em rede (17,6%); protagonismo digital (17,2%); criatividade (12,3%); facilitador (11,9%); suporte social (11,9%) e uso de tecnologias digitais (11%). Com o percentual das proposições apontadas como frágeis pelos docentes, tem-se o ponto de partida para que o gestor acadêmico possa direcionar suas capacitações docentes. O modelo tem a vantagem de poder ser aplicado tanto no âmbito individual quanto no coletivo. O diagnóstico das competências docentes para atuar em UIBPs facilita o atingimento das metas e das estratégias institucionais, bem como aproxima e promove o investimento nos talentos docentes da organização. As instituições que estiverem atentas à valorização do seu capital humano docente, consequentemente, alcançarão resultados diferenciados. Entende-se que os resultados desta pesquisa trazem, portanto, contribuições relevantes para o cenário do ensino superior, principalmente para os gestores acadêmicos, no âmbito nacional. Com isso, contribui para o avanço da ciência na área da gestão do conhecimento, expandindo o horizonte de novas demandas teóricas e práticas no que tange às competências docentes, fazendo frente às novas necessidades do capital humano docente na universidade inovadora.Abstract: The growing discussion about competences permeates several strands of research, professional competences, competence management, the relevance of individual competences for success, collaboration and organizational cooperation, as well as the mapping and modeling of competences are latent themes in the various types of organizations. In the university context, teaching skills are gaining prominence in the current scenario, especially in the circumstances of a pandemic, where teachers needed to reinvent themselves to meet the demands of their remote classes, pointing to reflections on the role of the teacher, changes in practices classroom, and which are sometimes rooted in the traditional teaching model. Faced with this scenario, the objective of this thesis is to propose a model to diagnose the referent competences of teaching to work in innovative public Brazilian universities (UIBPs). The selected universities belong to the Folha University Ranking (2019) in terms of innovation. As for the qualitative research approach, the procedure adopted followed the criteria of field and bibliographic research, delimited by the area of theoretical and practical science, in relation to research procedures of nature an exploratory, descriptive and propositional. A bibliographic search was carried out through an integrative review. The Delphi panel technique was used to categorize and classify the competences identified in the literature. After this categorization, there was a ranking, with the identification of which competencies were most important in each category identified by the Delphi panel. Both methodologies were applied with specialists involved, directly or indirectly, with teachers and innovation, being different specialists at each stage. The model is composed of 60 propositions elaborated within the academic routine, which were created based on the competences ranked by the specialists. The model, after being submitted and approved by Ethics Committee for Human Researchs (CEPSH), is ready to be applied to UIBPs professors. With the feedback of 227 questionnaires, qualitative and quantitative analyzes were carried out. As a result, the model diagnosed that the teaching skills identified as weak are: non-verbal communication (18.5%); working in a network (17.6%); digital protagonism (17.2%); creativity (12.3%); facilitator (11.9%); social support (11.9%) and use digital technologies (11%). With the percentage of propositions pointed out as fragile by the professors, there is the starting point for the academic manager to be able to direct their professors' training. The model has the advantage that it can be applied both individually and collectively. The diagnosis of teaching skills to work in UIBPs facilitates the achievement of institutional goals and strategies, as well as approaching and promoting investment in the organization's teaching talents. Institutions that are attentive to valuing their teaching human capital, consequently, will achieve differentiated results. It is understood that the results of this research bring, therefore, relevant contributions to the higher education scenario, especially for academic managers, at the national level. With this, it contributes to the advancement of science in the area of knowledge management, expanding the horizon of new theoretical and practical demands with regard to teaching skills, meeting the new needs of the teaching human capital in the innovative university.Ulbricht, Vânia RibasVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Rejane2021-08-23T14:06:03Z2021-08-23T14:06:03Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis297 p.| il.application/pdf372710https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:06:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:06:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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